XRP, a criptomoeda da Ripple valorizou mais de 50% esta semana, sendo que só nos últimos dois dias ela subiu 40%. Com o aumento de preço, o XRP se tornou a criptomoeda com melhor desempenho entre as 100 maiores do mercado.
A criptomoeda está desafiando o movimento geral do mercado, que encontra-se relativamente em queda. No momento desta redação, o XRP está sendo negociado com alta de 17% nas últimas 24 horas, ultrapassando a marca de US$ 0,50.
Vale lembrar que o XRP caiu 48% nos últimos 12 meses e está 85% mais barato desde sua alta histórica de US$ 3,40, em janeiro de 2018.
A alta atual acontece porque os investidores esperam um resultado positivo sobre a batalha judicial da Ripple contra a SEC. Espera-se que o resultado do processo traga clareza sobre os ativos digitais. O resultado do processo, portanto, terá grandes implicações para todo o setor de criptomoedas.
Por que o preço do XRP está subindo
O caso Ripple vs SEC teve alguns desenvolvimentos nos últimos dias que sugerem que pode estar chegando a um encerramento positivo para a moeda.
Em resumo, a Ripple buscou um julgamento sumário do tribunal de Nova York que, se aceito, encerraria o caso. A opinião legal sugere que a Ripple tem uma boa chance de obter tal julgamento, o que provavelmente cairia a seu favor.
The SEC failed to get on record that any XRP purchaser heard Ripple's alleged marketing pitch; a big problem because it has the burden to prove EVERYTHING here.
And of course, A LOT of other stuff which I will do my BEST to lay out in a video by tomorrow night.
IF I CAN SLEEP! pic.twitter.com/oUNCbZeqT5
— Jeremy Hogan (@attorneyjeremy1) September 18, 2022
Em dezembro de 2020, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA entrou com uma ação contra a Ripple afirmando que a venda de XRP através de ICO em 2013 estava sujeita à lei de valores mobiliários. A Ripple tenta defender sua posição há quase dois anos alegando que não violou as leis de valores mobiliários.
Apesar de este último desenvolvimento ser otimista para a empresa, durante os dois anos de processo houveram outras decisões que também fortaleceram o caso da Ripple.
Em janeiro deste ano, a Ripple obteve acesso a documentos da SEC, no qual seu ex-presidente declarou que o Ethereum e o Bitcoin não eram títulos. Esses documentos sugeriram que a própria SEC não tinha certeza se o XRP era um título.
Os especialistas no caso afirmam que a SEC não forneceu à Ripple um aviso justo de que o XRP provavelmente seria considerado um título. E dadas as evidências que apoiam essa alegação, há uma boa chance de o tribunal concordar.
Outro fator que fizeram o XRP aumentar de preço foi a recente visita de Caroline D. Pham, uma advogada americana que atua como comissária da Commodity Futures Trading Commission (CFTC) à Ripple Labs. A visita levantou especulações de que o XRP será classificado como commodity e não como tírulo, como a SEC vem insinuando.
Os eventos aumentaram as esperanças da comunidade Ripple de ver uma resolução sobre a natureza do XRP em breve.
Também houve um movimento significativo de baleias comprando XRP nos últimos dias, com os dois movimentos de baleias mais recentes sendo uma transferência de 30 milhões de tokens XRP e outros 261 milhões de tokens XRP entre carteiras.