Ivan Bianco, criador de conteúdo do canal Fraternidade Crypto, estava realizando uma live no YouTube na noite desta terça-feira (29), onde falava sobre seus rendimentos em pools de DeFi, jogos P2E e outros assuntos com seus seguidores. No entanto, o youtuber acabou vazando suas senhas ao vivo, precisando fechar a live de imediato.
O descuido aconteceu quando Ivan tentava acessar sua conta na Gala, mas acabou abrindo um arquivo de texto com todas suas chaves privadas e frases-semente na tela em que streamava.
“Deixa eu fazer o login aqui pessoal, na outra tela aqui para não mostrar a minha conta”, disse Ivan. “Não vou conseguir fazer login, meu e-mail ta deslogado e eu não tô com o celular aqui.”
Na sequência, ele abre o explorador de arquivos do Windows e arrasta a pasta para uma segunda tela. No entanto, ao abrir um arquivo chamado “back.txt”, o bloco de notas abre na tela principal, visível para todos os espectadores.
“Caralh*, acho que fiz cagada aqui, hein mano? Nossa cara. Vou ter que fechar a live, depois eu explico, foi mal. Fiz uma cagada imensa aqui mano, imensa, imensa.”
Youtuber brasileiro diz que perdeu todo seu dinheiro
Após fechar a live, Ivan Bianco correu para acessar suas carteiras expostas e mover suas criptomoedas para outros endereços seguros. No entanto, algum espectador foi mais rápido que ele e moveu os fundos antes dele, roubando suas economias.
Horas depois, o youtuber abriu uma nova live, chorando enquanto dizia que havia perdido todas as suas economias.
“Gente, não acredito que eu fiz isso, nem sei o que eu vou falar”, diz Ivan no início da live. “Eu mostrei a minha chave privada na live sem querer, e a pessoa já enviou rapidamente [para outro endereço]. Eu tentei fechar a live e enviar [as criptomoedas], mas não deu tempo.”
“Ele roubou tudo, todo dinheiro que eu juntei numa vida, mano. Não é possível que eu fiz isso, que eu dei esse mole.”
Tanto no título quanto na descrição e no próprio vídeo, Ivan pede para que a pessoa que o roubou devolva suas criptomoedas. “Por favor, mano, quem fez isso, devolve. É tudo que eu tenho”, disse o youtuber, já ciente que não pode fazer muito a respeito.
Segundo dados on-chain, a carteira do youtuber teve uma transação de 86.000 Polygon (MATIC), equivalente a R$ 240.000, para um novo endereço na noite desta terça-feira (29). Ou seja, é possível que esse seja o valor perdido por Ivan.
“Não consigo nem pagar a luz essa semana velho, tudo vem do DeFi, tudo vem de lá, não faz isso velho”, continuou Ivan. “Pesadelo, um pesadelo isso aqui.”
Por fim, o youtuber disse que iria na polícia, acreditando que as autoridades possam obter alguma informação de quem estava assistindo a live. No entanto, notou que “é muito difícil recuperar” suas criptomoedas.
Até o fechamento dessa reportagem, Ivan não havia recuperado suas criptomoedas, no entanto, ele revelou posteriormente que um dos ladrões se arrependeu e “devolveu uma boa parte dos fundos roubados.”
Os dois vídeos podem ser assistidos na íntegra abaixo.