Os setores que estão em alta no mercado tech são os de Tecnologia da Informação (TI) e Segurança da Informação (SI), sendo que estes tiveram um crescimento acelerado nos últimos anos.
Para se ter ideia do cenário, a IDC aponta que em 2018 o crescimento dos dois setores deve girar em torno de 2,5%, enquanto o Garner prevê um aumento de 2,9%, com gastos de R$ 236,1 bilhões.
As empresas devem mais do que investir nesse setor, também conhecer a realidade do mesmo e as tendências que estão em voga no mercado mundial, para verificar assim oportunidades de inovar e não perder a passada para seus concorrentes.
Blockchain é uma ferramenta importante em 2019
Em uma entrevista ao portal Terra, Dario Caraponale que é sócio da Strong Security Brasil, disse que uma das 4 tendências do mercado em 2019 é a Criptografia de Arquivos.
O analista disse que “Com o compartilhamento cada vez maior de arquivos, é necessário redobrar os cuidados para que a informação não seja interceptada indevidamente. E a criptografia é um excelente canal para proteger dados valiosos”.
Dito isso, a Blockchain se torna um complemento ideal para a Criptografia de Arquivos, uma vez que protege as informações e registra toda a movimentação dos dados entre usuários.
Outras tendências para 2019
Para Dario, as demais tendências no setor de Tecnologia e Segurança da Informação seriam as seguintes: Ferramentas em CASB, Softwares com DLP e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O que chama a atenção é que a blockchain tem aplicação em todos as tendências citadas pelo analista, para o bem ou para o mal, visto que encontra uma forte discussão no tópico da LGPD, uma vez que os dados nas correntes de blocos são imutáveis.
A tecnologia blockchain trabalha com criptografia de ponta, podendo ser utilizada em um futuro próximo em várias aplicações, sendo aliada de outras tecnologias emergentes como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Data Science.
Muitos países estão se adequando a realidade blockchain, além de muitas empresas que já partiram para cima da nova tecnologia, logo a adoção a está tecnologia promete ser ampla nos próximos anos, a começar por 2019.