Um estudo francês comparou o desempenho de vários navegadores mobile para Android, e na avaliação de melhor eficiência energética o Brave ganhou em primeiro lugar.
De acordo com o levantamento da empresa GREENSPECTOR, que faz várias avaliações de consumo de energia e recursos de aplicativos mobile e IoT, o Brave dá mais de 7 horas de autonomia conectado direto na web.
O navegador Brave é um navegador que tem crescido em popularidade pelo mundo todo, aumentando sua base de clientes gradativamente e mostrando que além de ser um projeto ligado ao mercado de criptomoedas é tambem seguro e privado.
Em um época em que a privacidade é cada vez mais cara para consumidores web, com redes sociais fazendo pouco caso dos dados pessoais dos usuários, esse é uma opção para minizar os impactos desses desserviços.
O Brave app bloqueia automaticamente anúncios e rastreadores, e de acordo com o estudo da GREENSPECTOR isso parece ajudar na autonomia do navegador online.
No Twitter a empresa ao divulgar seu estudo ainda foi além, e disse que as pessoas deveriam adotar um navegador mais respeitoso como o Brave, FirefoxFocus ou ainda DolphinBrowser.
O Brave já foi considerado como o navegador oficial de um smartphone ligado ao mercado cripto, e foi considerado por Vitalik Buterin no dia 02 de dezembro de 2018 como uma opção ao monópolio do Chrome.
No estudo da Green, o top 2 foi reconhecido pelo Firefox Focus da Mozzila, que também possui suporte a privacidade e bloqueio de anúncios automaticamente. No top 3 veio o Dolphin Browser que também carrega recursos semelhantes aos anteriores, sendo um concorrente menos conhecido.
Outro navegador que está ligado ao mercado de criptomoedas é o Opera, um antigo player no setor, e que a pouco tempo lançou uma atualização que carrega uma wallet Ethereum inclusa no navegador.
O Google Chrome aparece apenas na posição 7 do estudo, com Microsoft Edge na oitava posição e em último lugar o Mozzila Firefox na posição 9.
O mercado cripto por vezes é atacado quando o assunto é a mineração de bitcoins e o consumo de energia, mas em contrapartida surge um produto com capacidade de oferecer tudo que a comunidade cripto quer e ainda ser bom para o planeta.