Hoje o bitcoin superou a marca de US $ 58.000 por moeda, no Brasil o ativo já superou a marca dos R$ 320 mil, uma alta de 99% no ano, já que a moeda digital era negociada na faixa dos 29 mil dólares em primeiro de janeiro.
A nova alta fez a moeda digital superar o preço de uma barra de ouro de um quilo, que é negociada atualmente na faixa dos US $ 57.336. As informações são do Decrypt. No Brasil um quilo de ouro vale R$ 309.340,00 hoje.
O valor total de mercado do Bitcoin também atingiu a marca de US $ 1 trilhão na sexta-feria (19), alcançado então 10% da capitalização do ouro, que é estimada em cerca US $ 10 trilhões atualmente.
O preço do Bitcoin está em alta desde meados de 2020. A moeda digital valorizou mais de 300% no ano passado e agora o ativo digital está próximo de dobrar de valor, ou seja, 100% de alta. Enquanto isso, o ouro caiu mais de 6% desde o início do ano.
Os gráficos não mentem, felizmente, e comparar o ouro com o Bitcoin definitivamente mostra uma correlação entre o momento em que o ouro atingiu o pico e a criptomoeda realmente decolou.
O ouro valorizou até agosto de 2020, então começou a cair, no mesmo período o Bitcoin disparou.
Isso aconteceu porque muitos investidores estão trocando ouro por Bitcoin, com bilhões de ETFs de ouro vendidos que provavelmente foram para a moeda digital.
Muitos detentores do metal precioso, portanto, podem estar preocupados com o risco da função principal do ouro ser interrompida pela revolução digital.
Se não fosse o Bitcoin, ouro valeria mais
O ouro atingiu o valor de mais de US $ 2.000 a onça no auge de 2020. A realização natural de lucros fez com que seu preço diminuísse, ao mesmo tempo, vários investidores resolveram investir em Bitcoin.
De acordo com uma jornalista da CNBC, o “ouro seria negociado a US $ 3.000 a onça se não fosse pelo Bitcoin.” Essa afirmação provavelmente é verdadeira e a criptomoeda pode continuar a tirar participação de mercado do metal.
Statement on @CNBC today : if there was no #bitcoin , #gold would be trading at $3k today.
— Daniela Cambone-Taub (@DanielaCambone) February 19, 2021
O Bitcoin tem atraído atenção de qualquer investidor que está procurando um ativo resistente à inflação. O ouro tradicionalmente tem servido a esse propósito, mas quando a economia começou a pisar em gelo fino, o ativo digital passou a ser a escolha de várias grandes instituições, como a Tesla, que comprou US $ 1.5 bilhão em Bitcoin.
O investimento da montadora criada por Elon Musk reacendeu o debate sobre o Bitcoin assumir a posição do ouro como um ativo de porto-seguro. De acordo coma Goldman Sachs, o Bitcoin e ouro podem coexistir, mesmo que o ativo digital continue a tirar uma fatia do mercado do ouro.
A tendência de alta do Bitcoin pode continuar, afinal, a moeda digital é muito mais fácil de comprar que o ouro. Para várias pessoas, comprar um ETF de ouro pode ser relativamente fácil, mas pessoas de países emergentes não têm a mesma facilidade, ao contrário do Bitcoin, que pode ser comprado com poucos cliques na internet.
Por este e outros motivos um Bitcoin agora vale mais que uma barra de ouro de um quilo.