Satoshi Nakamoto é o pseudônimo criador do Bitcoin. Atualmente várias pessoas gostariam de saber quem pode ser a pessoa por trás do nome, mas até hoje esse é um dos maiores mistérios da criptomoeda. Há exatamente 10 anos Satoshi publicou uma última mensagem em um fórum antes de desaparecer e nunca mais ser visto.
No dia 12 de dezembro de 2010 Satoshi foi visto pela última vez publicando um texto no fórum Bitcointalk. Sua mensagem não era uma despedida ou algo do tipo, o texto deixava claro que ele estava trabalhando arduamente no Bitcoin, citando que estava desenvolvendo um módulo de segurança para a moeda digital.
“Há mais trabalho a fazer no DoS[…], o software não é resistente a ataques DoS. Esta é uma melhoria, mas ainda existem mais maneiras de atacar do que eu posso contar.”
Desde então o misterioso criador da criptomoeda mais popular do mundo desapareceu e nunca mais ficou online no fórum ou em qualquer outro lugar. Nunca surgiram informações sobre quem ele pode ser de fato, e portanto, a identidade de Satoshi nunca foi revelada.
O desaparecimento repentino também é triste, afinal, se ele nunca se despediu, como seus fãs podem saber se ele está bem? Será que ele ainda está vivo? Será que um dia ele vai aparecer?
As carteiras atribuídas a Satoshi Nakamoto nunca moveram um centavo. Seja como for, o gênio das criptomoedas resolveu permanecer no anonimato. E existem muitas pessoas que preferem assim.
Agora, 10 anos se passaram desde que Satoshi sumiu, a criptomoeda criada por ele é líder mundial, um Bitcoin vale $ 19 mil, a moeda foi considerada o melhor ativo da década e não há qualquer sinal que a criptomoeda vai deixar de prosperar.
Durante todo este tempo muitas pessoas tentaram reivindicar a identidade, mas nenhum deles conseguiram provar. O mais bizarro de todos foi Craig Wright, que mais tarde ficou conhecido como faketoshi devido a suas tentativas desesperadas e fracassadas de provar ser Satoshi.
O verdadeiro Satoshi sempre trabalhou no anonimato, e mesmo com o sucesso da moeda ele permanece assim. Parece que ele não gosta muito dos holofotes, mesmo sendo um herói mundial que criou um protocolo que está revolucionando o mundo.
Alguns estudos tentam descobrir quem ele é através de estilometria, e um mais recente afirma que ele viveu em Londres. Mas tudo é especulação. A verdade é que nós só vamos saber quem ele é no dia que ele quiser, e se ele quiser.