30 indicadores que mostram que não é hora de vender Bitcoin

Alguns indicadores já são famosos, outros são novos, mas todos apontam para o mesmo lado

Dos 30 indicadores de topo agregados pela Coinglass, todos apontam que o Bitcoin ainda não atingiu o seu topo neste ciclo, sugerindo que ainda não é o momento de vender suas moedas.

A lista inclui alguns indicadores famosos como MVRV Z-Score, Múltiplo de Puell, dominância do Bitcoin e o gráfico do arco-íris, mas também alguns desconhecidos, como Bitcoin Macro Oscillator (BMO) e Crypto Bitcoin Bull Run Index (CBBI).

Embora nenhum seja 100% preciso, tais ferramentas podem ajudar investidores na tomada de decisão.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Indicadores apontam que Bitcoin ainda não chegou ao topo

Alguns indicadores já se aproximam de seus alvos, como a Oferta dos Detentores de Longo Prazo de Bitcoin, atualmente em 15,57 milhões de bitcoins (sendo necessário cair abaixo de 13,5 milhões para sinalizar venda) e a dominância do Bitcoin, atualmente em 57,3% frente aos 65% necessários.

Outros, como o Bitcoin RHODL Ratio e Bitcoin Bubble Index, estão distantes de seus limites.

“Esta lista agrega principalmente múltiplos indicadores de longo prazo de mercado de alta para permitir que os usuários julguem se o Bitcoin atingiu o topo em múltiplas dimensões. Quanto maior a probabilidade de atingir o sinal, maior a possibilidade de ser o topo.”

30 indicadores que dizem que ainda não está na hora de vender Bitcoin. Fonte: Coinglass.
30 indicadores que dizem que ainda não está na hora de vender Bitcoin. Fonte: Coinglass.

Alguns indicadores são mais conhecidos que os outros. O Múltiplo de Puell, por exemplo, acertou os topos de 2013 e 2017, mas falhou em 2021. Já o Bitcoin MVRV Z-Score indica venda quando ultrapassa o valor ‘5’.

Múltiplo de Puell do Bitcoin. Fonte: Coinglass.
Múltiplo de Puell do Bitcoin. Fonte: Coinglass.

 

Bitcoin MVRV Z-Score. Fonte: Coinglass.
Bitcoin MVRV Z-Score. Fonte: Coinglass.

Mesmo os menos famosos mostram um grau de acerto impressionante. Destaque para o Crypto Bull Run Index (CBBI).

“O Índice CBBI é um indicador desenvolvido para avaliar as etapas do ciclo de mercado do Bitcoin.”

“Ao analisar múltiplas métricas on-chain e técnicas em tempo real, ele gera uma “Pontuação de Confiança” para ajudar os investidores a determinar se o mercado está se aproximando de um pico de alta ou de um fundo de mercado de baixa”, explica a Coinglass.

Crypto Bull Run Index (CBBI), que precisa estar acima de 90 para indicar venda, mostra que Bitcoin ainda tem fôlego para subir. Fonte: Coinglass.
Crypto Bull Run Index (CBBI), que precisa estar acima de 90 para indicar venda, mostra que Bitcoin ainda tem fôlego para subir. Fonte: Coinglass.

Outro indicador novo é chamado de “Dias de Saídas Líquidas de ETF” e, como o próprio nome sugere, analisa o flux o dos ETFs de Bitcoin. Para indicar venda, seriam necessários 10 dias consecutivos de saídas, algo que ainda não aconteceu desde o lançamento desses fundos em janeiro de 2024.

Fluxos diários de ETFs de Bitcoin nos EUA. Fonte: SoSoValue.
Fluxos diários de ETFs de Bitcoin nos EUA. Fonte: SoSoValue.

Os mesmos indicadores podem ser usados durante um mercado de baixa, podendo apontar qual seria a melhor hora para novos aportes.

Como saber mais sobre cada indicador?

Na página da Coinglass chamada ‘Indicadores de Pico de Mercado de Alta — Venda no Topo‘ é possível acessar os dados históricos de quase todos os 30 indicadores listados na imagem acima.

Além de ser possível analisar a precisão de cada indicador nos ciclos passados (2013, 2017 e 2021), o site oferece uma breve descrição de cada modelo.

Tais ferramentas podem ser úteis para entender o comportamento do mercado, mas servem apenas como um auxílio e não são uma fórmula mágica.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias