Uma das partes mais importantes na hora de manter criptomoedas com segurança é guardar as senhas em um lugar seguro, no entanto, é ainda mais importante que elas não sejam esquecidas. Segundo um estudo recente realizado nos EUA, cerca de 40% dos investidores esqueceram senhas de carteiras.
A pesquisa foi feita pela Coin Storage Security e contou com a participação de 1.000 usuários que se declararam investidores de diferentes criptomoedas. A pesquisa descobriu detalhes bem interessantes sobre a segurança dos investidores, com algumas informações surpreendentes em relação a golpes.
As informações mostram que 39.7% dos investidores em criptomoedas esqueceram as senhas de suas carteiras. Mas nem tudo está perdido para eles, com 95.6% deles conseguindo recuperar o acesso dos seus investimentos.
Outro número interessante é que 32.6% dos investidores também relataram terem sido vitima de golpes envolvendo o criptomercado, com uma perda média de US$ 538 entre eles.
Segundo a pesquisa a alta porcentagem de pessoas que conseguiram recuperar suas senhas tiveram ajuda de serviços de recuperação especializado.
“Um surpreendente número de 95.6% dos usuários usou serviços de recuperação para conseguir recuperar seu dinheiro após esquecerem login (…) Essa taxa de sucesso apresenta a possibilidade de aliviar os medos e problemas de confiança entre os atuais e potenciais investidores.”
Como as pessoas protegem suas criptomoedas?
Além do número de pessoas que já esqueceram suas senhas, a pesquisa também entrou mais a fundo sobre como elas escolhem suas informações de Login e quais carteiras os investidores acham mais seguras.
Entre os entrevistados, 51.8% escolhem senhas evitando frases e combinações numéricas comuns e com 47.6% preferindo fazer senhas longas e complicadas.
Enquanto escolher uma boa senha é importante, também é fundamental escolher uma boa carteira/plataforma.
Entre os 1.000 investidores entrevistados, 34.7% usam a Coinbase, com 67% revelando que acreditam que a carteira da empresa é segura.
Uma curiosidade é que uma grande quantidade de investidores, 72%, dizem confiar na Blockchain, muito provavelmente na carteira da Blockchain.com, que há alguns meses teve problemas com funcionários roubando criptomoedas de seus usuários.
Outro ponto interessante da pesquisa é que a maioria dos investidores utiliza dispositivos desktop para armazenar e guardar suas criptomoedas, com a minoria apostando em plataformas online, o que é uma boa dica de segurança.
Já entre os que caíram em golpes as 3 principais causas relatadas foram e-mails falsos, sites de golpes e aplicativos mobile falsos, respectivamente.