A PeckShield, empresa de análise de dados e segurança de blockchain, afirmou que encontrou mais de 50 projetos maliciosos na Binance Smart Chain (BSC). Apesar de usarem diferentes técnicas, o objetivo dos projetos é o mesmo: enganar investidores.
Como exemplo do perigo destas criptomoedas, podemos citar o golpe da Squid Game, um token que usava o nome de uma série da Netflix de forma impropriada. Realizado no final de novembro, este golpe não permitia que os usuários vendessem seus tokens e acabou caindo para zero em menos de um minuto.
Além destas armadilhas contidas nos próprios contratos inteligentes, também é preciso ressaltar que mesmo que não haja nada suspeito ali, também existem outros pontos como a oferta total de tokens, bem como a quantidade disponível nas carteiras dos desenvolvedores.
Mais de 50 projetos maliciosos
Conforme qualquer pessoa pode utilizar blockchains públicas para emitir seus tokens, esta liberdade também é um chamariz para bandidos. Afinal, os desenvolvedores do projeto podem ter total controle destes tokens.
Como exemplo, a PeckShield listou três tipos diferentes de técnicas usadas por mais de cinquenta projetos destes golpistas, são elas:
- Os administradores podem emitir uma quantia ilimitada de tokens;
- Os administradores podem restringir a venda do token;
- Os administradores podem bloquear qualquer conta.
#Scam PeckShield has detected 50+ tokens with rug-potentials. The community may want to be aware before interacting:
· Admin can mint unlimited tokens
· Admin can restrict token selling
· Admin can blacklist any account@bsc_daily #BSC Here is the list:https://t.co/6mBp2HX6Hm pic.twitter.com/fYJAMAPs7H— PeckShieldAlert (@PeckShieldAlert) January 13, 2022
O primeiro ponto permite que o desenvolvedor cunhe uma quantidade ilimitada de tokens para sua conta, e então eles são vendidos no mercado, fazendo o preço da moeda ir para zero e o projeto morrer.
O segundo é o mesmo utilizado pelo Squid Game, no qual as pessoas conseguiam comprar porém não conseguiam vender. Já o último, tem o mesmo efeito ao travar os tokens de determinadas pessoas, ou seja, é como ter o seu dinheiro roubado.
Como se proteger
Alguns sites como BSCheck permitem que você faça uma análise sobre o contrato inteligente de um token em questão. Apesar disso, isso apenas lhe ajuda na parte da análise do contrato inteligente.
Ou seja, há inúmeras outras formas usadas para atrair e enganar investidores. Por conta disso, nós do Livecoins recomendamos que você não compre memecoins e moedas recomendadas por influenciadores, por exemplo.
Investir em projetos sólidos, como o Bitcoin, ainda é o melhor jeito de evitar golpes.