spot_img

Empresa de segurança descobre 50 criptomoedas maliciosas na blockchain da Binance

Conforme qualquer pessoa pode utilizar blockchains públicas para emitir seus tokens, esta liberdade também é um chamariz para bandidos. Afinal, os desenvolvedores do projeto podem ter total controle destes tokens.

A PeckShield, empresa de análise de dados e segurança de blockchain, afirmou que encontrou mais de 50 projetos maliciosos na Binance Smart Chain (BSC). Apesar de usarem diferentes técnicas, o objetivo dos projetos é o mesmo: enganar investidores.

Como exemplo do perigo destas criptomoedas, podemos citar o golpe da Squid Game, um token que usava o nome de uma série da Netflix de forma impropriada. Realizado no final de novembro, este golpe não permitia que os usuários vendessem seus tokens e acabou caindo para zero em menos de um minuto.

Além destas armadilhas contidas nos próprios contratos inteligentes, também é preciso ressaltar que mesmo que não haja nada suspeito ali, também existem outros pontos como a oferta total de tokens, bem como a quantidade disponível nas carteiras dos desenvolvedores.

Mais de 50 projetos maliciosos

Conforme qualquer pessoa pode utilizar blockchains públicas para emitir seus tokens, esta liberdade também é um chamariz para bandidos. Afinal, os desenvolvedores do projeto podem ter total controle destes tokens.

Como exemplo, a PeckShield listou três tipos diferentes de técnicas usadas por mais de cinquenta projetos destes golpistas, são elas:

  1. Os administradores podem emitir uma quantia ilimitada de tokens;
  2. Os administradores podem restringir a venda do token;
  3. Os administradores podem bloquear qualquer conta.

O primeiro ponto permite que o desenvolvedor cunhe uma quantidade ilimitada de tokens para sua conta, e então eles são vendidos no mercado, fazendo o preço da moeda ir para zero e o projeto morrer.

O segundo é o mesmo utilizado pelo Squid Game, no qual as pessoas conseguiam comprar porém não conseguiam vender. Já o último, tem o mesmo efeito ao travar os tokens de determinadas pessoas, ou seja, é como ter o seu dinheiro roubado.

Como se proteger

Alguns sites como BSCheck permitem que você faça uma análise sobre o contrato inteligente de um token em questão. Apesar disso, isso apenas lhe ajuda na parte da análise do contrato inteligente.

Ou seja, há inúmeras outras formas usadas para atrair e enganar investidores. Por conta disso, nós do Livecoins recomendamos que você não compre memecoins e moedas recomendadas por influenciadores, por exemplo.

Investir em projetos sólidos, como o Bitcoin, ainda é o melhor jeito de evitar golpes.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias