Em junho deste ano o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, levou à câmara o projeto da “Lei Bitcoin”, que tornaria o bitcoin moeda oficial no país. Aprovado com 62 de 84 votos, a Lei entra em vigor hoje e os cidadãos salvadorenhos já podem desfrutar do bitcoin como curso legal.
Por que bitcoin?
El Salvador já vivia uma inconsistência em sua economia, com a moeda super desvalorizada, desde 2001 o país não tinha moeda nacional e era dolarizado. Com o uso do dólar, o governo não tinha ganhos de monopólio da moeda, o que é bom para um governo que emite a própria moeda.
No entanto, o governo salvadorenho já estava disposto a considerar outras opções monetárias, de preferência uma que não fosse monopólio de outro país.
Ao considerar o bitcoin como moeda, o governo utiliza uma moeda cuja rede é aberta, descentralizada e possui uma política monetária definida, sem absorver inflação criada por uma moeda de outro país.
Até então, cerca de 70% da população salvadorenha não tinha acesso a serviços bancários, e dependiam de remessas vindas de parentes ou amigos que moravam em outros países.
Com isso, por ser dever do governo promover essa inclusão financeira, Bukele decidiu implementar o bitcoin para uso legal, utilizando a tecnologia da Lightning Network. Afinal, muitos cidadãos já utilizavam o bitcoin e outras altcoins para transações financeiras.
A Lightning Network para o dia a dia
A Lightning Network (LN), rede relâmpago, é uma aplicação de segunda camada na rede Bitcoin. A rede permite que os usuários abram canais de pagamento e realizem transferências de maneira mais rápida e barata, facilitando os micropagamentos.
Após uma passagem de Jack Mallers, CEO da Strike, em El Salvador, o mesmo conversou com o presidente Bukele sobre a implementação de uma carteira Lightning para os cidadãos poderem usar bitcoin no dia a dia. Com a aprovação da lei, o governo decidiu criar a própria carteira (wallet) integrada com a LN.
A carteira oficial do governo se chama Chivo e o presidente garantiu que todos os cidadãos que baixarem a carteira ganharão 30 dólares em bitcoin para usar como quiser. Isso faz parte da intenção do governo de promover a inclusão das pessoas na nova tecnologia.
Governo compra bitcoins
Ontem, 06, o presidente Bukele anunciou em sua conta no Twitter a compra de 200 unidades de bitcoin, cerca de 21 milhões de dólares.
El Salvador has just bought it’s first 200 coins.
Our brokers will be buying a lot more as the deadline approaches.#BitcoinDay #BTC🇸🇻
— Nayib Bukele (@nayibbukele) September 6, 2021
Após esse anúncio, ele comentou novamente que o governo havia comprado mais 200 moedas, totalizando 400 unidades de bitcoin em reserva pelo governo. Parte desse valor será distribuído aos cidadãos que baixarem a carteira oficial de El Salvador, a Chivo.
Além disso, caixas eletrônicos de bitcoin foram enviados para El Salvador e serão distribuídos no país inteiro.
Bitcoiners celebram no mundo inteiro
Para comemorar a oficialização da Lei Bitcoin em El Salvador, vários bitcoiners do mundo inteiro decidiram se unir para comprar US$ 30 de bitcoin, em alusão ao valor que o governo dará aos cidadãos salvadorenhos que baixarem a wallet do país.
A iniciativa é uma forma de comemorar a data que se torna um marco importantíssimo na história do Bitcoin. Várias pessoas do mundo inteiro se uniram para comprar bitcoin no mesmo horário. O Brasil, segundo maior país que usa a Lightning Network no mundo, fará parte desse movimento.