O bilionário Mark Cuban, em conversa com John Reed Stark, um crítico do Bitcoin e ex-diretor da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, sigla em inglês), declarou que 99% das criptomoedas vão morrer nos próximos anos. Além disso, 90% dos negócios envolvendo a tecnologia blockchain tendem a não dar certo.
Cuban também já criticou as criptomoedas em outras ocasiões, chamando-as de “hype” e comparando a bolha das criptomoedas à bolha das empresas “pontocom” no final dos anos 90.
No entanto, Cuban tem investido em algumas startups relacionadas a criptomoedas e blockchain, o que sugere que ele vê valor na tecnologia. Em 2021, por exemplo, ele até mesmo anunciou que a equipe de basquete, Dallas Mavericks aceitaria Bitcoin como forma de pagamento por ingressos e mercadorias.
Em conversa com ex-SEC, Mark Cuban prevê a morte de 99% das criptomoedas
O bilionário Mark Cuban é mais conhecido por suas aparições como apresentador no programa Shark Tank, mas também tem fama por suas empresas. Um de seus empreendimentos é o clube de basquete, Dallas Mavericks da NBA.
E como uma pessoa que entende do mercado após realizar vários investimentos, ele resolveu contestar o ex-SEC John Reed Stark, via Twitter, nesta quinta-feira (15).
De acordo com o bilionário, em uma previsão nada otimista, 99% das criptomoedas vão morrer, assim como 90% dos negócios blockchain. Contudo, a pequena parte que sobreviver ditará os rumos da história, mostrando inovações sem precedentes.
“Agora estamos falando de tecnologia. Você está no meu espaço John. Eu não comento. Eu faço. Toda a minha carreira foi de pessoas me dizendo por que as empresas que abri eram ridículas e desnecessárias. Até que eles se viram usando-os. Os contratos inteligentes têm cerca de 6 anos. Talvez o nome não seja preciso, mas o utilitário é válido. 90% das empresas de blockchain irão à falência. 99 por cento dos tokens vão quebrar. Assim como 99% das primeiras empresas de internet fizeram. 99% das empresas iniciantes que alavancam LLMs desaparecerão. Mas os vencedores mudarão o jogo. É assim que a tecnologia funciona.”
A fala do bilionário ocorreu após o ex-SEC afirmar que os promotores da blockchain tentam há 15 anos apresentar a tecnologia como uma panaceia financeira, mas falham em fornecer utilidade real.
Stark declarou até que o sonho das criptomoedas já morreu faz tempo, e defendeu uma dura regulação no mercado.
“Síndrome da Pertubação das criptomoedas é igual ao maximalismo do bitcoin”
Muitos reguladores estão tentando acabar com as criptomoedas, ou mesmo sufocar as inovações que a tecnologia tem produzido. Na opinião de Cuban, isso seria o reflexo da “Síndrome da Pertubação das Criptomoedas”.
Já outros envolvidos com a tecnologia das criptomoedas separam a inovação em categorias, sendo que os maximalistas acreditam que apenas o bitcoin é uma moeda digital, enquanto todo o resto é uma perda de tempo ou golpes.
No entanto, o bilionário acredita que ambas as visões são prejudiciais, tanto a de governos que lutam para sufocar o mercado cripto, quanto de quem é um maximalista. Ao colocar ambas as pessoas como parte de um mesmo problema, ele define que a tecnologia das criptomoedas chegou para causar impactos na economia real.
“Embora eu ache que muitas de suas críticas à criptomoeda são muito válidas, elas não invalidam o impacto que a indústria pode ter na economia. Com todo o respeito, a Síndrome de Perturbação Cripto é um problema tão grande quanto o maxis cripto sobre o hype cripto.”
Now we are talking tech. You are in my space John. I don’t comment. I do. My entire career has been people telling me why the companies I started were ridiculous and not needed. Until they found themselves using them.
Smart contracts are about 6 years old. Maybe the name… https://t.co/da2zEvjtHU
— Mark Cuban (@mcuban) June 15, 2023
Com sua fala, o bilionário deixa claro que segue acreditando na tecnologia das criptomoedas, evitando tomar parte em lados que considera “extremistas”.