O “inverno cripto” chegou?

Alguns analistas apostam em um superciclo do bitcoin, no entanto, é sensato esperar que uma reversão chegue antes do próximo halving.

Após semanas lateralizando, o bitcoin sofreu correções mais fortes e chegou a bater o preço de US$ 39.500, após Fed anunciar que começaria a elevar as taxas de juros. 

Umas das narrativas mais comuns que aparece no mercado quando o bitcoin sofre correções é a famosa chegada do “inverno cripto“, no entanto, o ciclo de alta permanece intacto.

A dinâmica da elevação das taxas de juros para conter a inflação pode afetar o preço do bitcoin no curto prazo, porém, os fundamentos permanecem sólidos.

As métricas continuam apontando um grande ciclo de alta no mercado.

Endereços novos ainda em patamares baixos

O gráfico abaixo mostra os novos endereços (linha verde) e os endereços totais (linha laranja). Perceba que na última perna de alta (bull run) em 2017, os endereços novos superavam os endereços totais.

Atualmente os endereços novos permanecem em patamares baixos, visto que quando os novos endereços superam os endereços totais há um sinal de euforia no mercado.

Imagem: Glassnode

Volatilidade do Bitcoin

O gráfico abaixo mostra a volatilidade do bitcoin (linha azul) e o preço (linha branca), perceba que em 2017 a volatilidade acompanhou os topos antes da reversão, ou seja, o bitcoin teve uma volatilidade maior nos estágios finais do ciclo de alta.

Imagem: Messari

Por outro lado, entre fevereiro e maio de 2021, onde houveram momentos de grande euforia, esta dinâmica não foi observada, portanto, por esta métrica não há sinais de que o ciclo de alta acabou.

Imagem: Messari

Nos estágios finais do ciclo de alta, todavia a volatilidade do bitcoin tende a ser maior, inclusive acompanhar os topos.

Superciclo do bitcoin

Historicamente os ciclos de alta do bitcoin começam após o halving, evento da rede que ocorre a cada quatro anos.

Pela primeira vez, o bitcoin está atravessando um ciclo de alta muito lenta em termos de tempo, ao contrário dos ciclos anteriores que acostumavam ser mais “curtos”, porém, nunca houve um cenário macroeconômico tão complicado quanto hoje.

O iminente aumento na taxa de juros pode derrubar o mercado de criptomoedas no curto prazo, assim como o mercado tradicional, pois haverá uma precificação de ativos.

Alguns analistas apostam em um superciclo do bitcoin, no entanto, é sensato esperar que uma reversão chegue antes do próximo halving.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias