Em um recente episódio do Podcast do Coindesk The Breakdown, a equipe do programa discutiu um assunto importante e que com certeza vai ajudar a formar o futuro do mercado de criptomoedas, principalmente do Bitcoin, relatando o papel de senadores pró-criptomoedas, principalmente em meio à um aumento no interesse da administração de Biden em regulamentar o mercado.
O foco do episódio foi justamente a notícia de que a Senadora republicana Cynthia Lummis está trabalhando diretamente com a Senadora democrata Kirsten Gillibrand para criar uma legislação “compreensiva” sobre as criptomoedas.
Com a união entre às duas representantes, o senado dos EUA demonstra haver um crescimento no interesse bipartidário para dar apoio ao Bitcoin e as criptomoedas, tentando encontrar um caminho que não vá destruir o mercado e ao mesmo tempo vai agradar o governo.
Além disso, o podcast destacou que quatro democratas elaboraram o documento ECASH Act, para tentar garantir que versões digitais de moedas aceitas no país tenham a privacidade necessária.
O podcast começou destacando a decisão de Joe Biden de assinar uma Ordem Executiva em relação ao criptomercado.
“Um dos maiores eventos do ano em relação ao Bitcoin e o Governo foi o lançamento da Ordem Executiva de Biden. Até aquele momento havia muita especulação sobre o que ela seria.
algo que abraçaria as criptomoedas ou seria como a China e baniria tudo?”
A Ordem Executiva acabou sendo bem positiva, mas de um jeito diferente do que muitos imaginavam. Biden ordenou que fossem feitos estudos e pesquisas sobre o mercado de criptomoedas, ao invés de ordenar que algo fosse realmente feito, com isso, ele deixou claro que o governo tem interesse no mercado, mas existe uma bagunça em decidir em como ele é regulado.
Além disso, a administração é importante para mover o aparato regulamentar para um caminho que seja benéfico para o criptomercado. Com isso, Nathaniel acredita que o Senado e o Congresso vão “acelerar as atividades”.
Regulamentação é dever de representantes eleitos
Durante o podcast, Nathaniel fala sobre como já podemos ver no senado uma movimentação para que representantes eleitos sejam responsáveis por determinar o caminho que o criptomercado deve ser em questão de regulamentação, ao invés de uma decisão tomada por executivos apontados e não eleitos por autoridades como a SEC.
Sendo assim, a união de Cynthia Lummis e Kirsten Gillibrand, de partidos diferentes, representa justamente que há uma força tentando criar esse apoio dentro do Senado dos EUA para que ambos os lados possam ajudar a guiar esse esforço de pesquisa e entendimento por parte do governo.
Isso prova que o Bitcoin tem alguns aliados dentro do Senado dos EUA que estão genuinamente interessados em evitar um possível desastre regulamentar no futuro. Ainda assim, é sempre preocupante quando o governo se envolve com o criptomercado.