Os artistas que divulgam músicas pelo Spotify começaram a integrar seus NFTs pela plataforma, podendo divulgar suas artes digitais. O Spotify é um dos maiores serviços de streaming de música, vídeo e podcast do mundo.
Com sede na Suécia, o Spotify tem tido boas aproximações do mercado de criptomoedas nos últimos anos. A primeira delas surgiu em 2020, quando uma vaga de emprego da empresa chamou atenção pelo mundo.
Isso porque, ela exigia do futuro Diretor de Estratégia e Inovação em Pagamentos conhecimentos em criptomoedas e blockchain. A vaga deixava claro conhecimentos em stablecoins e CBDCs também era importante, mostrando que a empresa estava observando todo o ecossistema de moedas digitais.
Depois disso, a Spotify embarcou no projeto do Facebook de lançar a sua criptomoeda Libra, este que acabou sendo abandonado agora. Isso mostra que a plataforma tem buscado integrar criptomoedas em sua solução, mas tudo indica que as artes digitais são as primeiras aparições do mercado no serviço.
Spotify libera testes com NFTs em sua plataforma
Apenas nos Estados Unidos nessa primeira fase de testes, o Spotify liberou para seus artistas testes com imagens em NFTs, que poderão ser divulgadas por eles.
O teste foi confirmado ao site TechCrunch, onde um porta-voz do Spotify disse que o teste ainda é pequeno e deverá ser assim por um tempo. Segundo ele, é comum que a empresa busque expandir as experiências de artistas e clientes.
Dessa forma, a rotina da empresa envolve testes frequentes com diversas tecnologias, ainda que não seja definitivo que a solução será de fato empregada.
Nos primeiros testes, o Spotify não cobra de seus usuários por intermediar a compra de NFTs em sites externos. Os tokens são vistos pelos usuários quando o artista do qual são fãs lança uma coleção em uma plataforma terceira, como a OpenSea, por exemplo, e divulga seu trabalho no aplicativo streaming.
Para o artista, usar sua conta para divulgar suas coleções além de suas músicas é vantajoso, podendo representar uma nova forma de rentabilizar seu trabalho e comunicar de apenas um lugar com seus fãs.
Instagram também está integrando NFTs
Ainda que não seja definitivo que o Spotify irá integrar NFTs em sua plataforma, o caso certamente chama atenção para um grande potencial deste setor.
Isso porque, o Instagram também testa a integração com NFTs e recentemente viu Mark Zuckerberg anunciar essa novidade para o mundo. Essa empresa é parte do Grupo Meta (ex-Facebook), que já foi parceiro do Spotify no lançamento da Libra.
Isso indica que há uma tendência global entre plataformas de integrar soluções blockchain em seus serviços.