Denis Manturov, Ministro do Comércio e da Indústria da Rússia, apontou que seu país legalizará as criptomoedas, sendo apenas uma questão de tempo para isso acontecer já que o Banco Central e o governo estão lidando com o assunto.
Sua fala, publicada pela Reuters, novamente mostra a indecisão da Rússia sobre o tema. Afinal, o país teria motivos de sobra para banir as criptomoedas já que é conhecido por ser quase tão autoritário quanto a China.
Quanto ao rublo, moeda local da Rússia, curiosamente ela não apenas reverteu as perdas recentes como também está em seu maior nível desde 2020. Portanto, a narrativa de que o Bitcoin seria usado por russos para proteger suas economias acabou ficando em segundo plano.
Criptomoedas na Rússia
Tentando amenizar efeitos na economia causados por sanções aplicadas ao país, no mês passado a Rússia já havia proposto o uso de criptomoedas no comércio exterior. Entretanto, os russos seguiriam sem poder usar criptomoedas livremente dentro de seu próprio país.
Contudo, o Ministro do Comércio e da Indústria da Rússia, Denis Manturov, afirmou nesta quarta-feira (18) que a legalização das criptomoedas em seu país parece ser apenas uma questão de tempo.
“A questão é, quando isso acontecer, como será regulamentado, agora que o banco central e o governo estão trabalhando ativamente nisso. Mas todo mundo tende a entender que… mais cedo ou mais tarde isso será implementado em algum formato, ou outro.”
Entretanto, vale notar que o Banco Central do país já se mostrou contrário às criptomoedas em diversas ocasiões. Portanto, este “mais cedo ou mais tarde” pode ser uma eternidade devido à resistência daqueles que podem perder influência sobre seus cidadãos.
Rublo surpreendeu e voltou forte
Enquanto muitos pensavam que as criptomoedas fossem uma fuga ao rublo, em queda livre após o início da guerra com a Ucrânia, a moeda local da Rússia não só reverteu as perdas como está em níveis não vistos desde janeiro de 2020.
Desde seu fundo, no dia 7 de março, o rublo já valorizou 148% em relação ao dólar, apesar das fortes sanções aplicadas por diversos países contrários a invasão da Rússia à Ucrânia. Devido a isso, a narrativa que o Bitcoin seria usado como proteção de capital acabou caindo no esquecimento. Entretanto, a fala de Manturov mostra que o governo russo ainda tem interesse nas criptomoedas.