A criptomoeda ApeCoin (APE) está com o pior desempenho diário dentre as 100 maiores da indústria nesta terça-feira (11). O motivo é uma investigação em andamento pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
Segundo informações da Bloomberg, a SEC está investigando a Yuga Labs, criadora das coleções de NFTs de macacos Bored Ape Yacht Club (BAPE) e Mutant Ape Yacht Club (MAYC) para saber se tais ativos podem ser considerados títulos mobiliários.
O mesmo se aplica a ApeCoin (APE), criptomoeda distribuída aos detentores de NFTs BAPE em março deste ano. A ação é mais um ataque da SEC no cripto-mercado, marcado por diversas outras investigações nos últimos meses.
Criptomoeda APE perde 10% após rumores sobre investigação
Listada nas maiores corretoras do mundo, como Binance, FTX e Coinbase, a criptomoeda ApeCoin (APE) perdeu 10% de seu valor nesta terça-feira (11) poucos minutos após a Bloomberg anunciar que a SEC está investigando a Yuga Labs.
Segundo a reportagem, a agência americana está estudando se tanto as coleções de NFT da Yuga Labs (BAPE e BAYC) podem ser considerados valores mobiliários. Afinal, elas já possuem outros fins além de pura ostentação.
Como exemplo, os detentores de NFTs BAPE receberam as moedas APE em março deste ano.
Em resposta à Bloomberg, a Yuga Labs respondeu que está “comprometida em cooperar totalmente com quaisquer perguntas ao longo do caminho”, bem como espera fazer parcerias com reguladores para moldar o futuro da web3. Mesmo assim, isso não foi suficiente para acalmar investidores.
Por outro lado, o preço base dos NFTs da BAPE permaneceram intactos, na região dos 75,6 ETH. Na conversão atual, tal montante é equivalente a 514 mil reais.
Finalizando, também foi noticiado que a SEC está investigando NFTs fracionários, ou seja, aqueles que podem ser vendidos em partes para facilitar sua negociação por players pequenos.
Yuga Labs também está sendo investigada pelo Anonymous
Enquanto isso, há dois meses o Anonymous enviou uma mensagem para os fãs da coleção de NFTs da Yuga Labs. Segundo o grupo, o mesmo estaria investigando as acusações de racismo relacionadas tanto aos NFTs de macacos, bem como a própria marca criadora dos mesmos.
Portanto, considerada a maior coleção de NFTs por valor de mercado, a BAPE está sendo o alvo do momento. Resta saber se a mesma resistirá as acusações da SEC e do público ou se perderá seu posto de número 1 deste novo mercado.