Antonio Neto, responsável pela FTX no Brasil, publicou um longo texto no canal do Telegram oficial da corretora em português e pediu desculpas aos usuários. O executivo disse que, assim como outros, ele não sabia da insolvência da empresa.
Nesta sexta-feira (11), os perfis do Twitter e Instagram da FTX em português foram apagados sem aviso, e os usuários acabaram se revoltando com a situação.
Apesar disso, o canal do Telegram em português segue ativo e vários clientes da corretora esperam por informações sobre como poderão recuperar seus fundos.
Falando sobre o assunto, Neto revelou que assim como os clientes, ele teve todos seus fundos congelados na empresa.
“Todos os meus fundos pessoais e investimentos também ficaram presos na FTX, são perdas difíceis de engolir. Porém o mais difícil é a frustração de ter acreditado em algo e compartilhado com família e amigos que também foram pegos de surpresa. – disse.
CEO disse a funcionários que empresa estava bem
De acordo com Neto, os times da FTX do Brasil, Argentina e Colômbia se demitiram, e somente nesta sexta-feira (11) é que eles ficaram sabendo do processo de falência da FTX.
Neto disse que ficou chocado com a situação e que todas as informações que tinha era das próprias notícias e mídias sociais, com a FTX não sendo clara com toda a situação e deixando todos no escuro.
“Hoje, 11, fomos informados sobre a falência da FTX, mais uma vez por meios externos. Estou extremamente chocado e tentando processar tudo isso.”
Segundo ele, os funcionários da empresa não sabiam que a FTX estava insolvente, além de ter recebido a informação do próprio CEO que a empresa estava bem. O que se mostrou falso pouco tempo depois.
“A primeira informação que tivemos sobre tal insolvência foi quando Sam Bankman-Fried publicou no Twitter a possível compra da FTX por parte da Binance.”
Neto pediu desculpa aos usuários que acreditaram e perderam fundos na empresa, e disse que falará mais sobre o assunto na próxima semana.
“Gostaria de pedir desculpas a todos que possam ter sofrido perdas como resultado dessa falta de comunicação por parte da gestão da FTX, e por não ter entregue o serviço e comunicação que vocês merecem.”
Leia na integra a mensagem de Antônio Neto
“Prezados usuários da comunidade brasileira e portuguesa, Gostaria de endereçar a vocês uma nota sobre todos os recentes acontecimentos.
Primeiro, gostaria de deixar claro que, assim como os usuários, nós funcionários também não tínhamos ideia que a FTX não era solvente ou que não possuía os ativos dos usuários em 1:1.
Até terça de manhã, nós fomos reassegurados por executivos que a FTX estava solvente e tinha todos os ativos disponíveis. A primeira informação que tivemos sobre tal insolvência foi quando Sam Bankman-Fried publicou no Twitter a possível compra da FTX por parte da Binance.
Não tivemos nem um tipo de comunicação antes disso. Tudo o que recebemos foi um link no slack (aplicativo de mensagem/comunicação).
Gostaria de pedir desculpas a todos que possam ter sofrido perdas como resultado dessa falta de comunicação por parte da gestão da FTX, e por não ter entregue o serviço e comunicação que vocês merecem.
O time do Brasil, Argentina e Colômbia, assim como a Head de Growth Global resignaram nesta madrugada. Até esta quarta-feira, 10, tudo ainda estava incerto e nós não tínhamos nenhuma informação sobre o que estava acontecendo – tudo o que sabíamos era pelo Twitter.
Hoje, 11, fomos informados sobre a falência da FTX, mais uma vez por meios externos. Estou extremamente chocado e tentando processar tudo isso. Sam construiu uma imagem e uma visão que todos nós acreditávamos: dar acesso e educação para que as pessoas possam se empoderar financeiramente e avançar a indústria em direção à adoção.
Estou em cripto desde 2013, quando me juntei à FTX em 2020 foi por acreditar na visão que estava sendo construída e quanto ela estava alinhada com o ethos de cripto. E este resultado, definitivamente, não foi para o que trabalhamos.
Todos os meus fundos pessoais e investimentos também ficaram presos na FTX, são perdas difíceis de engolir. Porém o mais difícil é a frustração de ter acreditado em algo e compartilhado com família e amigos que também foram pegos de surpresa.
E por isso, eu peço desculpas, não foi para isso que estivemos trabalhando todo esse tempo! É muito triste ver a indústria de cripto se atrasar por conta de um participante que todos nós acreditávamos ter boas intenções e que estivesse agindo de acordo.
Contudo, eu continuo acreditando na indústria, na tecnologia, nas pessoas e no futuro que ela pode nos proporcionar.
Muito, muito obrigado a todos que de alguma forma fizeram parte dessa jornada! Por enquanto ainda não tenho palavras pra descrever o que foram esses 2 anos. Mas tenho certeza de que conheci pessoas maravilhosas (outras nem tanto), algumas me tornei amigo e que estaremos juntos construindo algo melhor!
Pretendo tomar um tempo para refletir sobre tudo isso, mas me disponho a falar mais sobre na próxima semana. Manteremos o Telegram, por decisão própria, aberto para que a comunicação continue entre usuários.
Por favor, nesse momento difícil: cuidem de si! Antonio Neto”