Do Kwon – CEO e fundador da criptomoeda Terra (Luna) – estaria se escondendo na Sérvia, de acordo com autoridades sul-coreanas. O golpista fugiu da Coreia do Sul logo depois que a criptomoeda Luna caiu para zero, causando perdas colossais aos investidores e turbulência em todo o mercado.
A caçada por Kwon após o colapso da Luna tomou vários rumos. De Dubai a Cingapura, as especulações sobre o paradeiro do criador da moeda inundaram o ecossistema. No entanto, autoridades conseguiram confirmar que ele está escondido na Sérvia.
De acordo com o maior jornal da Coreia do Sul, o Ministério da Justiça do país está agora buscando ajuda do governo sérvio para prender Do Kwon.
Apesar de ainda não estar claro por que e como o criador da Luna escolheu a Sérvia como esconderijo, ele teria ido para a região no mês passado. As autoridades acreditam que ele deixou Cingapura em setembro, mudando-se para Dubai, e em seguida foi para Sérvia, seu destino final.
Vale notar que a Sérvia não é uma das 31 nações com as quais a Coréia do Sul tem tratados bilaterais de extradição. Assim, esse pode ser o motivo de Kwon ter escolhido o país.
Denúncia anônima
O jornal local Chosun Media revelou que a polícia sul-coreana descobriu o paradeiro de Kwon após receber uma denúncia anônima.
“Recebemos informações de que Kwon está na Sérvia, e confirmamos a informação.”, disseram as autoridades, acrescentando que o golpista atravessou a fronteira da Sérvia, mas como está com passaporte bloqueado, não conseguem detectar registros precisos de entrada/saída.
É importante notar que Kwon atualmente é procurado pela Interpol, que emitiu um “aviso vermelho” contra o criador da Luna em setembro. Mais recentemente, as autoridades sul-coreanas ordenaram que ele entregasse seu passaporte, o que não aconteceu.
Em setembro deste ano, Kwon e outras cinco pessoas envolvidas com o colapso da Luna receberam mandados de prisão. Eles são acusados de desrespeitar as regras do mercado de capitais e cometer outros crimes, como possível esquema Ponzi.
Do Kwon continua dizendo nas redes sociais que não está “fugindo” e não fez “nenhuma tentativa de se esconder”. Ele também disse que está “aberto a se comunicar com as autoridades”, mas afirmou que não divulgará informações sobre seu paradeiro devido a preocupações com sua segurança pessoal.
O fundador da Luna chegou a zombar da Interpol e prometeu acabar com especulações sobre sua localização, chegando até mesmo a convidar policiais para participar de uma conferência online da qual participou.
Na semana passada, ele publicou uma série de tweets, culpando a FTX pela queda da criptomoeda Terra (Luna). Segundo ele, a Alameda Research e a Genesis Trading contribuíram para a crise da TerraUSD.
Kwon disse que a Genesis Trading comprou US$ 1 bilhão em TerraUSD pouco antes do crash da moeda. Ele perguntou abertamente se esses fundos foram fornecidos à Alameda ou ao CEO da FTX para atacar seu projeto.