Cameron Winklevoss, CEO da Gemini Earn, que detinha US$ 950 milhões na Genesis, ameaçou processar a Digital Currency Group (DCG) depois que sua subsidiária entrou com pedido de falência.
“A decisão de colocar a Genesis em falência não isenta Barry, DCG e quaisquer outros malfeitores da responsabilidade”, disse Winklevoss.
Ele afirmou ainda que Barry Silbert, fundador da DCG, se recusou a “oferecer aos credores um acordo justo”. Winklevos disse:
“Estamos nos preparando para tomar medidas legais diretas contra Barry, DCG e outros que compartilham a responsabilidade pela fraude que causou danos a mais de 340.000 usuários.
A menos que Barry e a DCG façam uma oferta justa aos credores, entraremos com uma ação contra Barry e a DCG em breve”.
Winklevoss acusou anteriormente a Genesis, DCG e Barry Silbert de fraude porque eles haviam colocado uma nota promissória de $ 1 bilhão da DCG com a Genesis como ativo atual.
Silbert, no entanto, sustenta que “a DCG efetivamente assumiu o risco de perda da Genesis no empréstimo da Three Arrows Capital”.
A Genesis tem uma dívida de US $ 2 bilhões e entrou com pedido de falência esta semana.
“Esperamos avançar em nosso diálogo com a DCG e nossos consultores, à medida que buscamos implementar um caminho para maximizar valor e oferecer a melhor oportunidade para que nossos negócios fiquem bem posicionados para o futuro”, disse Paul Aronzon, diretor da Gênesis.
A empresa afirmou ter US$ 150 milhões em caixa, “o que fornecerá ampla liquidez para apoiar suas operações comerciais em andamento e facilitar o processo de reestruturação”.
Seus problemas de liquidez, entretanto, podem indicar que os credores teriam sorte se conseguissem até 10% dos ativos.
Além disso, qualquer processo contra Silbert e a DCG provavelmente levaria pelo menos dois anos ou mais para chegar a uma conclusão.
É improvável que o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), que detém 630.000 BTC, seja afetado porque sua estrutura de confiança protege os ativos, geralmente até mesmo de uma falência.
O mercado de bitcoin, portanto, não reagiu a esta notícia, provavelmente porque a Genesis suspendeu os saques em novembro e ficou claro semanas atrás que eles estavam falidos.
Esta notícia, portanto, provavelmente já foi precificada, mas agora, sendo oficial, pode muito bem encerrar o capítulo de inúmeras falências de criptomoedas neste mercado em baixa.