Embora os EUA estejam tentando controlar a inflação, um item segue fora de controle. Segundo dados do Bureau of Labor Statistics (BLS), alimentos tiveram um aumento de 10,4% entre dezembro de 2021 e 2022, já o ovo lidera a lista com uma alta de 59,9% no mesmo período.
Outros dados, agora apresentados pelo FRED (Federal Reserve Economic Data), mostram que a situação é ainda pior, apontando que o preço da dúzia de ovos saltou, na verdade, 237% nos últimos doze meses.
Em relação ao Bitcoin, a dúzia de ovos valorizou 692% no ano passado. Sabemos disso porque o próprio governo dos EUA está monitorando o preço do ovo em bitcoin em algum experimento maluco.
Portanto, podemos concluir que a volatilidade do Bitcoin ainda impede que o mesmo seja usado como uma reserva de valor de curto prazo. No entanto, tudo muda quando olhamos para o médio e longo prazo.
Em relação há janeiro de 2017, há cinco anos, o preço do ovo caiu de 0,00174841 para 0,00025084 BTC, quase 7 vezes. Já em relação ao dólar, a dúzia de ovos está 2,4 vezes mais cara no mesmo período.
Usando os dados de 2015, os mais antigos disponíveis, o gráfico do FRED mostra uma diferença ainda mais gritante, com o Bitcoin ganhando muito poder de compra.
Alta de preço da dúzia de ovos vira piada entre investidores de Bitcoin
A disparada do preço das dúzias de ovos está preocupando cidadãos e autoridades americanos. Como exemplo, a polícia americana chegou a emitir um aviso na última sexta-feira (20) sobre o tráfico de ovos do México para os EUA.
“Houve um grande aumento no volume de alimentos proibidos, como ovos crus e carne crua de aves, trazidos por viajantes do México.”
A situação é tão séria que o senador americano Jack Reed pediu que a Comissão Federal de Comércio (FTC) investigasse casos de manipulação de preço. Na carta, Reed chega a informar que a dúzia de ovos teve uma alta de 138% nos últimos doze meses, mais um número diferente.
Seja 59,9%, 138% ou 237% de aumento, o fato é que cidadãos estão sentindo isso em seu bolso, o que acabou gerando algumas brincadeiras nas redes sociais.
Em vídeo postado nesta terça-feira (24), Jameson Lopp, desenvolvedor do Bitcoin, mostra um cofre escondido no apoio de cabeça do assento de um carro. Dentro deste cofre, inesperadamente, surge uma dúzia de ovos.
“Isso pode ser útil se você mora em San Francisco. Mantenha seus objetos de valor seguros!”
This could come in handy if you live in San Francisco. Keep your valuables safe! pic.twitter.com/WQaeq9kIqg
— Jameson Lopp (@lopp) January 24, 2023
Criptomoeda lastreada em ovo
Outros foram mais além. No Reddit, o usuário Odlavso brinca com a suposta criação de uma stablecoin lastreada em ovo por uma famosa empresa americana do setor, a Eggland’s Best.
“O preço dos ovos está ficando fora de controle, com este novo desenvolvimento e o poder da blockchain você pode comprar seus ovos hoje e aproveitar amanhã”, brinca o autor da postagem. “Com a [criptomoeda] EGG, você pode comprar quantos ovos quiser pelos preços de hoje e ter certeza de que, no futuro, depois que os preços subirem e todos os outros pagarem 200% a mais, você poderá trocar suas EGGcoins por ovos reais.”
“Realmente esperava que isso fosse real”, respondeu outro usuário.
Por fim, a disparada da dúzia de ovos mostra os efeitos da inflação gerada por governantes nos últimos anos. Mesmo que outros bens e serviços não apresentaram altas tão grandes, cidadãos americanos estão sentindo que o dólar está perdendo poder de compra.
O mesmo acontece em outros países e moedas fiduciárias. Portanto, ainda que o Bitcoin não seja uma solução de curto prazo, este tem se provado útil quando olhamos para um intervalo de tempo maior.