Uma brasileira vítima de um golpe de criptomoedas pelo Instagram acabou processando o suposto hacker na justiça de São Paulo, após perder um dinheiro que deveria ser utilizado para um investimento.
O curioso caso mostra que a vítima navegava em seu Instagram, quando acessou os stories de um amigo. No local, o conhecido apresentava uma indicação de investimentos que direcionava para um link.
Ao clicar na oferta maliciosa, a brasileira conversou com uma atendente chamada Carol, que logo apresentou uma oferta.
Brasileira cai em golpe pelo Instagram que ofertava investimentos em criptomoedas, entenda
Após conversar com a falsa agente de investimentos e concordar em depositar R$ 1 mil no falso investimento, a investidora conseguiu os dados do PIX que recebeu os valores.
“Alega a autora, em síntese, que navegava em seu Instagram quando se deparou por um anúncio de investimento em criptomoedas na conta de um amigo, a autora entrou no anúncio e passou a conversar com uma agente de investimentos, identificada como Carol, através de uma conta pessoal. As partes acordaram o investimento de R$ 1.000,00 que seria depositado em conta bancária de titularidade de um homem, Luiz Felipe XXX, (chave pix: e-mail lu**@gmail.com, Instituição Mercado Pago IP Ltda, ora réu.”
Com os dados em mãos, ela percebeu que após depositar os valores a conta no Instagram acabou sendo excluída. Assim, percebeu haver caído em um golpe, lamentando o caso na justiça de São Paulo.
Ao analisar o processo movido contra o possível hacker, o juiz do TJSP concordou com os elementos que comprovam a fraude. Assim, decidiu bloquear as contas bancárias do suspeito, em busca de recuperar o saldo perdido pela vítima.
Além disso, mandou bloquear valores de uma microempresa que o suspeito tem em seu nome, pelo prazo de 30 dias.
Golpe cada vez mais comum
Há alguns meses, o Livecoins denunciou alguns casos envolvendo a nova moda entre hackers, a qual envolve a prática de ofertar investimentos associados a mineração de criptomoedas por redes sociais.
Normalmente, as falsas promessas envolvem retornos rápidos para os investidores. Além disso, utiliza a imagem de falsos depoimentos de pessoas que se dizem felizes com os retornos, processo que ajuda a convencer vítimas que se deparam com a fraude.
Para atacar e causar ainda mais danos, hackers invadem contas no Instagram, por exemplo. Os principais alvos são aqueles usuários que não configuram autenticação de dois fatores em suas contas.
Recentemente, uma brasileira conseguiu até recuperar seu Instagram ao conversar com o hacker e pedir sua conta de volta, caso que viralizou no Brasil.