Desde suas mínimas de novembro, Bitcoin e ouro têm apresentado grande força no mercado. Contudo, enquanto o metal subiu 19,4%, a maior criptomoeda foi além, registrando ganhos de 49,1% nos últimos meses.
Com o Bitcoin disparando, alguns analistas e investidores estão aproveitando o momento para ganhar dinheiro. No entanto, Peter Schiff está chateado que o Bitcoin esteja aparecendo mais na mídia do que seu ativo preferido, o ouro.
Há duas semanas, o empresário afirmou que a alta do Bitcoin é um “rali dos otários”, reclamando que o “rali verdadeiro” do ouro está passando despercebido por outros investidores.
“Rali dos otários”
Embora ouro e Bitcoin sejam bem semelhantes, principalmente em termos de escassez, nem todos conseguem gostar de ambos. Um dos maiores exemplos é Peter Schiff, conhecido como um “gold bug”.
Enquanto o Bitcoin disparava no mês passado, o empresário passou grande parte de seu tempo falando mal da criptomoeda. Para ilustrar isso, enquanto Robert Kiyosaki defende que Bitcoin e ouro estão subindo devido ao enfraquecimento do dólar, Peter Schiff afirma que as altas têm motivos diferentes.
Em outro tuíte, Schiff também chamou a alta do Bitcoin de “rali dos otários”, reclamando que o grande salto de 20% do ouro estava passando despercebido devido a gigante valorização do Bitcoin.
“O rali do Bitcoin está fornecendo cobertura para o rali do ouro continuar despercebido”, reclamou Peter Schiff. “Como a mídia financeira está distraída com o rali dos otários ocorrendo no ouro de tolo, ela não está prestando atenção ao rali verdadeiro que está acontecendo no ouro real. Portanto, o rali do ouro ainda tem um longo caminho a percorrer.”
The #Bitcoin rally is providing cover for the #gold rally to continue unnoticed. As the financial media is distracted by the sucker's rally taking place in fool's gold, its paying no attention to the real rally going on in actual gold. So gold's rally still has a long way to go.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) January 18, 2023
Essa não é a primeira vez que Schiff reclama da mídia. Em agosto do ano passado, por exemplo, acusou a CNBC de estar manipulando o preço do Bitcoin.
“Isso deve significar que os membros da indústria de criptomoedas, grandes anunciantes na rede, estão cobrando alguns favores”, acusou Schiff na época. “Eles querem convencer os espectadores da CNBC a comprar criptomoedas e ações relacionadas a cripto para poderem vendê-las.”
Por fim, Schiff parece estar com ciúmes que a nova geração de investidores esteja mais interessada em um ativo digital do que em um mero metal brilhante.
Outro ponto é que a alta volatilidade do Bitcoin, tida por alguns como algo negativo, também gera mais notícias que o tedioso mercado do ouro.