Mercado de criptomoedas está uma bagunça, diz presidente do Fed

O colapso da corretora FTX, que declarou falência em novembro do ano passado devido à fraude contra investidores, foi o exemplo mais significativo de turbulência no mercado de criptomoedas.

O presidente do banco central dos EUA (Fed), Jerome Powell, testemunhou diante de legisladores no Capitólio na última terça-feira (7), e afirmou que é necessário monitorar de perto o mercado de criptomoedas, caracterizado por turbulências, fraudes, falta de transparência e riscos.

Ao responder uma pergunta sobre como o Fed está avaliando os riscos das criptomoedas, Powell destacou que o Federal Reserve tem sido ativo no setor, e sugeriu que o mercado está uma bagunça.

“O que vemos [no mercado de criptomoedas] é, você sabe, muita turbulência”, disse Powell perante o Comitê de Bancos, Habitação e Assuntos Urbanos do Senado. “Vemos fraudes, vemos falta de transparência, vemos riscos, muitas e muitas coisas assim.”

Powell continuou e disse que o Fed pediu às instituições financeiras dos EUA para tomarem muito cuidado ao se envolverem com criptomoedas.

Apesar disso, ele afirmou que os reguladores não devem impedir a inovação e que o Congresso deve criar uma estrutura legal para as criptomoedas. Segundo Powell, os EUA devem estar abertos à ideia de que “em algum lugar” existe tecnologia que pode ser apresentada na inovação produtiva que torna a vida das pessoas melhor.

“Não queremos que a regulamentação sufoque a inovação de uma forma que apenas favoreça os titulares e esse tipo de coisa”, disse ele. “Mas, como todo mundo, estamos observando o que está acontecendo no mercado de criptomoedas.”

Após os comentários do presidente do banco central americano, o Bitcoin caiu 1%, para US$ 22.184, enquanto o Ethereum caiu 0,9%, para cerca de US$ 1.489, de acordo com o CoinMarketCap.

Stablecoins e FTX

O colapso da corretora FTX, que declarou falência em novembro do ano passado devido à fraude contra investidores, foi o exemplo mais significativo de turbulência no mercado de criptomoedas.

Reguladores bancários dos EUA adotaram uma postura mais agressiva com as empresas de criptomoedas após o fim da então terceira maior corretora do mercado. Como tal, O Fed emitiu um alerta afirmando que os riscos das criptomoedas que não podem ser controlados não devem migrar para o sistema bancário.

Falando sobre o assunto, Powell disse que uma nova estrutura legal para as criptomoedas seria bem-vinda e acrescentou que, embora os reguladores estejam preocupadas com o envolvimento dos bancos com as stablecoins, tais tokens podem ter um lugar no sistema financeiro se forem devidamente regulados.

“As pessoas vão presumir, quando lidam com algo que se parece com um fundo do mercado monetário, que tem o mesmo regulamento que o fundo do mercado monetário ou um depósito bancário e, portanto, as stablecoins precisam de alguma atenção a esse respeito”, disse ele.

A inflação nos EUA tem sido o principal tópico de discussão política atualmente, e o Fed está tentado combatê-la aumentando as taxas de juros. No entanto, isso tem afetado negativamente o preço do Bitcoin e do mercado de criptomoedas mais amplo, que são considerados ativos de risco.

Quando as taxas de juros estão altas e existem incertezas financeiras, os investidores tendem a buscar ativos mais seguros para investir.

Recentemente, o banco central dos EUA elevou as taxas de juros em 0,25%, e Powell afirmou que o Fed poderia elevar as taxas ainda mais rapidamente do que o esperado, caso a inflação continue alta.

Os preços das ações e do Bitcoin caíram após os comentários de Powell, mas o Bitcoin se recuperou minutos depois.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Últimas notícias

Últimas notícias