Antes de ser processada pela SEC, a criptomoeda Ripple (XRP) era a terceira maior do mercado por capitalização. Agora, com o processo rodando por mais de dois anos, a XRP ocupa apenas a 6ª posição.
No entanto, a SEC parece estar perdendo sua força nos tribunais. Nesta terça-feira (7), por exemplo, juízes mostraram-se mais favoráveis à Grayscale do que à SEC em caso sobre a conversão do fundo GBTC em um ETF de Bitcoin.
Já em outro processo, envolvendo a aquisição da Voyager pela Binance.US, a SEC afirmou que a corretora estaria negociando “valores mobiliários”. No entanto, o juiz ignorou as objeções da Comissão e aprovou a compra.
Portanto, os argumentos da SEC não estão convencendo juízes, tornando este um ótimo momento para outros players atacarem a agência americana.
CEO da Ripple reclama do trabalho da SEC
Citando a falência da FTX, Terra e outros projetos, Brad Garlinghouse reconheceu que a confiança na indústria cripto realmente precisa ser reconstruída com transparência para o setor continuar progredindo.
No entanto, o CEO da Ripple também aproveitou o momento para criticar a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC.
“[Gary] Gensler continua insistindo que as empresas simplesmente precisam entrar e se registrar”, comentou Brad Garlinghouse, CEO da RIpple. “Mas a verdade é que não há infraestrutura para um “token registrado” ser negociado, nem qualquer clareza sobre quais são esses tokens.”
“Se você quer regular, então regule. Trabalhe duro para construir uma estrutura e definir orientações.”
If you want to regulate, then regulate. Put in the hard work to build a framework and set guidance, as so many other G20 countries are already doing. The 27 EU member countries can agree on a set of rules with MiCA…what’s stopping the US?!
— Brad Garlinghouse (@bgarlinghouse) March 7, 2023
Finalizando, Garlinghouse aponta que até mesmo a União Europeia, que conta com 27 países, já chegou em um acordo para criar um conjunto de regras para o setor de criptomoedas. “O que está impedindo os EUA?”, questionou.
Todas criptomoedas, menos o Bitcoin, são valores mobiliários, disse presidente da SEC
Outro ponto que parece ter incomodado a indústria de criptomoedas foi a fala de Gary Gensler. Segundo o presidente da SEC, todas criptomoedas, exceto o Bitcoin, são valores mobiliários.
Contudo, enquanto muitos maximalistas comemoraram tal declaração, outros lembraram a eles que este é o mesmo Gensler que já reprovou diversas aplicações de ETFs à vista de Bitcoin.
Por fim, a SEC ainda está longe de ser clara sobre suas regras, ponto criticado por diversos players da indústria, incluindo corretoras. Portanto, com sinais de fraqueza em seus argumentos, o momento parece ótimo para um contra-ataque do setor.