O Greenpeace parece ter ouvido os argumentos da comunidade e agora está mudando seu discurso de “Mude o código, não o clima” para “Limpe o Bitcoin” em sua campanha contra a maior criptomoeda do mercado.
Nesta quarta-feira (29), a ONG ambiental levou a já famosa escultura chamada “Caveira de Satoshi” para um passeio nas ruas de Nova York, nos EUA, mas com uma nova hashtag para promovê-la.
“#Limpe o Bitcoin”
O motivo da mudança está ligado aos argumentos dos usuários de Bitcoin. Afinal, até mesmo o artista Von Wong reconheceu estar errado sobre o assunto após dialogar com diversos defensores do Proof-of-Work.
Caveira de Satoshi nas ruas de Nova York
A campanha do Greenpeace contra a mineração do Bitcoin deu tão errado que a própria ONG já aceitou que a Caveira de Satoshi se tornou um símbolo não-intencional para a promoção da criptomoeda. No entanto, o Greenpeace continuará sua luta, mas agora com outro tom.
“Obrigado à comunidade do Bitcoin por abraçar a Caveira de Satoshi de Von Wong, um novo mascote para a dependência do BTC em combustíveis fósseis e por que devemos agir”, tuitou a ONG na segunda-feira (27). “Juntos, podemos e IREMOS encontrar uma maneira de ‘Limpar o Bitcoin’ — livrando-o dos combustíveis fósseis e alinhando-o com nossas metas climáticas.”
“Isso levará o poder das pessoas para o #LimpeOBitcoin — ambientalistas, formuladores de políticas, reguladores de serviços públicos e operadores de redes elétricas ‘podem ajudar a garantir que a mineração de criptomoedas não prejudique as metas climáticas ou de saúde ou impacte negativamente os contribuintes’. Vamos conversar.”
It will take People Power to #CleanUpBitcoin -environmentalists, policymakers, utility regulators, and power grid operators "can help ensure cryptocurrency mining does not undermine climate or health goals, or adversely impact ratepayers." Let's talk. 💚 https://t.co/ZNAnRUMBTC
— Greenpeace USA (@greenpeaceusa) March 27, 2023
Já nesta quarta-feira (29), o Greenpeace exibiu a nova hashtag enquanto apresentava a Caveira de Satoshi aos moradores de Nova York.
“Poluição do Bitcoin, trazida a você pela Fidelity”, aponta o cartaz da ativista entre o Touro de Wall Street e a Caveira de Satoshi.
“Fato: Bitcoin emite tanto carbono quanto 7,5 milhões de veículos à gasolina por ano nos EUA.”
“#LimpeOBitcoin”
Por fim, o Von Wong também publicou uma imagem de sua obra passeando pelas ruas de NY, mas foi questionado sobre seu posicionamento. Em sua defesa, o artista afirmou que “ver sua arte passar pela Times Square é muito legal” e que gostou da nova hashtag: “ter certeza de que a mineração de Bitcoin não é alimentada por carvão é incrível.”
Ativistas, desta vez do lado do Bitcoin, também fizeram protestos nessa semana
Em contraste à campanha do Greenpeace, também nesta quarta-feira (29) investidores projetaram o logotipo do Bitcoin no prédio do Banco Central Europeu para criticar a política monetária de seus governantes.
A abordagem também pareceu diferente nesta jornada. Ao invés da famosa frase “compre Bitcoin”, os idealizadores optaram por um tom mais intelectual.
“Estude o Bitcoin”
Questionados se a imagem era verdadeira, um participante postou um vídeo e afirmou que eles “se divertiram”.
We had some fun pic.twitter.com/G2RGVlZaxE
— Luca ⚡️ (@artsince2010) March 29, 2023
Por fim, o Bitcoin continua ganhando adeptos em todo o mundo, sendo difícil não se convencer de sua utilidade após estudá-lo.