A Adjust, suite de mensuração e analytics, lançou seu relatório anual Mobile App Trends, com detalhes sobre o mercado de aplicativos ao redor do mundo. Apesar dos obstáculos econômicos, os Apps de fintech cresceram globalmente.
De acordo com o levantamento, a América Latina é a região com o segundo maior registro consolidado de crescimento de instalações de aplicativos desta categoria, registrando um aumento de 8% com relação ao ano anterior. Assim, segue atrás apenas da EMEA (Europa, Oriente Médio e África), que cresceu em 10%.
Além disso, os latino-americanos lideraram a quantidade de interações nestes aplicativos, com crescimento de 54% nas seções, enquanto a EMEA registrou 40% e a Ásia-Pacífico, 30%.
Aplicativos de criptomoedas são mais populares que de investimentos em ações, diz estudo
Os dados da Adjust mostram que os aplicativos de pagamentos registram 51% da parcela de instalação dos Apps mundiais de finanças.
Enquanto isso, os aplicativos móveis de serviços bancários somam 40% das instalações. Já os de criptomoedas representaram 6% dos downloads e os de negociação de ações chegaram a 3%.
O relatório, baseado em conjuntos de dados totalizando mais de 100 mil aplicativos mensurados pela Adjust, analisa as tendências de longo prazo em taxas globais de instalação, sessão, tempo gasto in-app, retenção, taxas de reatribuição e mais ao redor do mundo.
Ou seja, os dados sugerem um grande interesse global no mercado de criptomoedas, maior até que o de investimentos de ações no ano de 2022. Chama atenção que durante aquele período, o bitcoin e outras criptomoedas despencaram no mercado.
Nubank e Caixa Tem são destaques mundias, segundo estudo
No e-book, a Adjust também traz um ranking da Apptopia, que aponta o app brasileiro “Nubank” como o 7º serviço de finanças mobile mais baixado do mundo, com cerca de 49 milhões de instalações. Outro que se mostrou entre os 10 mais populares, o “Caixa Tem” registrou 38 milhões de downloads, ficando em 10º lugar.
Completam o ranking o PhonePe em primeiro lugar, PayPal, Google Pay, Cash App, Paytm, Alipay, Nubank, DANA Dompet, Airtel Thanks e, por fim, o Caixa Tem.
A Adjust é de propriedade da AppLovin (Nasdaq: APP) e está sediada em Berlim, Alemanha. O novo estudo “Mobile app trends: edição de 2023“, compartilhado com o Livecoins, também está disponível para download para todos os interessados no site oficial da empresa.