A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que pretende investigar as pirâmides financeiras que atuaram no mercado de criptomoedas nos últimos anos, ganhou a data de início dos trabalhos.
Conforme publicação nesta quinta-feira (1), a data para primeira reunião da Comissão é na próxima terça-feira (6), às 14 horas.
A primeira reunião, considerada de instalação e onde haverá uma eleição dos membros, está prevista para ocorrer no Plenário 9 do Anexo II, da Câmara dos Deputados em Brasília.
CPI das criptomoedas deve investigar pirâmides financeiras que passaram impunes nos últimos anos
A CPI das criptomoedas é uma esperança para aqueles investidores de algumas empresas do Brasil que foram lesados por golpes.
Alguns, como é o caso dos que confiaram na Atlas Quantum, seguem em busca de respostas publicamente, visto que a empresa sumiu com bilhões de reais e nunca foi alvo de uma operação policial no Brasil.
O seu líder, Rodrigo Marques, já foi flagrado fora do Brasil vivendo uma vida de luxo, enquanto brasileiros seguem em agonia após prejuízos de toda uma vida com o esquema.
Além da Atlas, outras empresas que passaram impunes no Brasil ao praticar golpes contra investidores também devem entrar na mira das autoridades.
O Ato da Presidência, assinado por Arthur Lira na última quarta-feira (31/5), define que os trabalhos deverão começar na próxima semana.
CPI terá 120 dias de debates para apurar crimes
A partir da data de instalação da CPI das Criptomoedas, o prazo começa a correr, de 120 dias para que parlamentares discutam sobre os problemas no setor.
O prazo pode ter prorrogação, mas para isso depende de nova aprovação. De qualquer forma, os próximos quatro meses deverão envolver vários parlamentares na apuração de documentos, conversa com testemunhas, entre outros mais, que devem colaborar para elaboração de um relatório final.
Quando a CPI das Criptomoedas chegar ao fim, espera-se uma recomendação de punição aos responsáveis pela criação de esquemas fraudulentos no Brasil. Nos últimos anos, várias famílias perderam muito dinheiro ao confiar em esquemas de enriquecimento rápidos e falsos, associados a imagem das criptomoedas.
Veja lista de parlamentares que participam da primeira reunião da CPI
Com o pedido aprovado, o autor Aureo Ribeiro (SD-RJ) é um dos que participará das discussões da CPI das pirâmides de criptomoedas.
Além dele, vários outros parlamentares deverão colaborar com a apuração, e eleger na próxima terça-feira os presidentes e vice-presidentes da comissão. A lista de quais parlamentares deverão participar pode ser conferida abaixo.
Após a eleição dos principais líderes da CPI, o mercado aguarda um plano de trabalho para acompanhar os debates públicos nos próximos meses.