A explosão do preço da criptomoeda do Nubank nos últimos dias criou uma nova leva de criptomoedas falsas no mercado. Se aproveitando da falta de conhecimento ou atenção dos investidores, os golpistas tentam lucrar com a imagem do banco digital brasileiro.
A Nucoin (NCN) é a criptomoeda oficial do Nubank, que tem no projeto um programa de fidelidade, baseado em níveis. Para participar, os clientes devem comprar ou ganhar Nucoins, e ir congelando saldos para subir de níveis.
Contudo, alguns especuladores miraram no projeto que custava centavos para buscar uma nova febre no setor. Assim, com a alta demanda de investidores, o preço da Nucoin chegou a disparar 1.939% em menos de 30 dias.
O banco experimentou até a suspensão das operações por conta da demanda repentina em pleno final de semana. A alta ganhou atenção de brasileiros, visto que no final de julho de 2023, o Nubank declarou ter 80 milhões de clientes só no Brasil.
Falsas criptomoedas do Nubank tentam enganar investidores desatentos
O Nubank já deixou claro desde a criação da Nucoin que este é um projeto de criptomoeda lançado na rede Polygon, uma sidechain da Ethereum.
Com isso, o token oficial do banco, negociado apenas no ambiente interno do Nubank, iniciou suas operações em 2023.
Mas na própria rede Polygon o Livecoins detectou uma grande quantidade de criptomoedas falsas associadas ao Nubank, com vários nomes distintos.
“Nucoin”, “NCN” e até “Nucoin NCN” são os nomes dados pelos golpistas, que tentam capturar o dinheiro de vítimas desatentas.
Todas as criptomoedas criadas costumam lançar milhões, ou até bilhões de tokens, para que o preço unitário dê a impressão de que a moeda falsa é barata.
Golpes chegam também na rede BNB Chain
Na rede BNB Chain, o Livecoins encontrou ainda um token chamado nuCoin (nuCOIN), que emitiu 100 trilhões de unidades e concentra a maior parte das falsas moedas em uma única carteira.
As novas criptomoedas falsas podem até serem chamadas de memecoins por alguns investidores, mas tudo indica que praticam golpes contra investidores iniciantes, ou desatentos.
A criptomoeda do Nubank não está disponível nem mesmo em outras corretoras, também não sendo liberado seu saque do aplicativo do banco. Na prática, isso significa que para ter acesso a Nucoin, o investidor necessariamente precisa ser um cliente do Nubank verificado.
Negociações P2P de Nucoins também não estão liberadas, uma vez que a criptomoeda não pode ser sacada do banco, pelo menos não até esta quinta-feira (17).