Uma das maiores petroleiras da Argentina resolveu começar um projeto para minerar criptomoedas, utilizando um excedente na produção.
Assim, a partir de outubro de 2023, a Pluspetrol começará suas primeiras atividades de mineração de criptomoedas na região. A empresa é uma das maiores da América Latina, com presença em seis países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru na América do Sul e Angola na África. Também possui escritórios nos Estados Unidos, Holanda e Uruguai.
A informação foi divulgada por Adrián Vila, Country Manager da Pluspetrol Argentina, durante sua participação no “XIV Argentina Oil And Gas Expo 2023”.
Petroleira argentina Pluspetrol começa a minerar bitcoin com gás que seria desperdiçado
Com a nova informação vinda ao público, Adrián da Pluspetrol revelou que a empresa planeja uma marca própria para mineração de bitcoin e criptomoedas. Isso porque, nem todo o gás natural extraído na Argentina é escoado para os consumidores finais, e acaba sendo desperdiçado.
Contudo, com a mineração de bitcoin, a empresa inova para um mercado que pode lhe gerar novas rendas e até ajudar em uma expansão internacional para uma moeda global.
Vale lembrar que na Argentina o governo impõe duras medidas para acesso a moedas internacionais hoje, e muitas empresas enfrentam problemas quando operam em outros países.
O executivo da empresa petroleira informou durante o evento que o projeto está em fase piloto e utiliza líquidos extraídos, que mineram bitcoin e outras criptomoedas.
Apesar de confessar não entender muito de criptomoedas, Vila declarou que é uma solução muito inovadora, sendo criada pela PlusPetrol.
No mesmo painel participavam dos debates Ricardo Markous (CEO – TECPETROL) e Horacio Turri (Director Ejecutivo de E&P – PAMPA ENERGÍA). As outras petroleiras não revelaram nenhuma participação até o momento no mercado de criptomoedas.
De acordo com um estudo recente da BNAmericas, a Pluspetrol é a sexta maior empresa a extrair gás na Argentina.
Petroleira tem planos de enviar gás para o Brasil
Outro plano ambicioso da Pluspetrol compartilhado por Adrián Vila no evento na Argentina envolve a expansão dos negócios para o Brasil.
Isso porque, ele entende que a produção de gás na Argentina já atende o mercado local e o mercado chileno. Assim, há em curso a criação de gasoduto que levará o gás para a Bolívia em breve, e que poderá chegar até o Brasil.
Nos planos da gigante empresa presente em vários continentes, no final de 2023 eles pretendem dobrar sua extração de gás. Para os próximos anos, a petroleira argentina quer aumentar sua produção ainda mais, chegando até 4 vezes mais do que produz atualmente gás natural.