Um investidor português perdeu 4 bitcoins na última semana devido a um bug em um plugin voltado à Lightning Network (LN). A quantia é equivalente a R$ 825 mil e era todas as economias do investidor que desde 2022 vive para El Salvador.
Em texto publicado neste domingo (10), o português expôs suas conversas com empresas por onde seus bitcoins teriam passado após o roubo. Sem conseguir recuperar os fundos, ele afirma que entrará em contato com autoridades para tentar localizar os hackers.
Nos comentários, algumas pessoas foram gentis com o investidor, relatando casos parecidos. Outros notaram que a culpa foi inteira dele, que confiou todas suas economias em um ambiente vulnerável.
Bug em plugin da Lightning Network faz investidor perder 4 bitcoins
Solução de segunda-camada do Bitcoin, a Lightning Network (LN) oferece pagamentos instantâneos e com taxas de transação próximas a zero. Dado isso, Hugo Ramos estava rodando um node da LN.
No entanto, mesmo que muitas pessoas aleguem que a LN ainda é experimental, o português deixou as economias de toda a sua vida em seu node. Seu descuido, no entanto, foi ter instalado uma extensão da LNbank.
“No dia 6 de dezembro, acordei e percebi que a maior parte do saldo do meu nó de LN havia sido roubado”, escreveu Ramos. “Decidi enviar uma mensagem para [um] bom amigo […] ele disse ‘provavelmente algumas pessoas estão fazendo pagamentos usando suas carteiras LNbits. Nada com que se preocupar’.”
“O problema é que… eu estava realmente ficando preocupado! Neste ponto (cerca de 20 minutos após acordar) 407.361.805 SATS (4,07 BTC) haviam sido drenados. Decidi desligar o node.”
Procurando uma solução, o português decidiu investigar o log de transações, descobrindo que algumas delas tiveram a corretora checa Anycoin e a carteira Bitlifi como destino. No entanto, não conseguiu nenhuma resposta que lhe ajudasse.
“Se KYC não é para evitar casos como este ou punir criminosos, então para que serve?”, comentou Ramos sobre a falta de cooperação pelos serviços que se recusaram a congelar os fundos.
Dois dias após o incidente, Dennis Reimann, desenvolvedor da LNbank, foi às redes sociais para alertar outros usuários que seu plugin continha uma “vulnerabilidade crítica”.
“Obrigado pelo ‘aviso’ tardio”, respondeu Ramos. “Na quarta-feira passada 4 BTC foram roubados de meu node da LN por causa desse bug da LNbank. Alguma chance de você me ajudar? Perdi as economias de toda a minha vida.”
Reimann não respondeu Ramos, o que deixou o português ainda mais irritado. “Você sabe o que aconteceu? Ele nem comentou minha postagem. Nem mesmo um pedido de desculpa! Apenas mais uma pessoa que me adicionou à lista dos “esquecidos””, disse o português.
“Sonhos quebrados”, diz português que perdeu 4 bitcoins
Seguindo seu texto, Hugo Ramos comenta que se mudou para El Salvador no ano passado, onde poderia viver o sonho de qualquer investidor de Bitcoin. Segundo o português, ele e sua esposa estavam vivendo uma vida humilde e sua fonte de renda eram alguns dólares de seus vídeos do YouTube e das taxas recebidas na Lightning Network.
“Agora o sonho está quebrado e possivelmente acabado. A maior parte do Bitcoin acabou e nem sei como poderei continuar a viver aqui e ajudar El Salvador a se tornar o sonho que todos desejam que seja.”
Finalizando, Ramos criou uma vaquinha para tentar recuperar seus 4 bitcoins. No momento desta redação, o endereço já recebeu 0,1 BTC (R$ 20.300) de uma única transação. Indo além, também afirmou que entrará em contato com as polícias da República Tcheca, Moldávia e România, onde a Bitlifi e a Anycoin estão localizadas.
Nos comentários, alguns mostraram apoio ao investidor. No entanto, outras pegaram mais pesado, questionado os motivos dele ter deixado todas as suas economias em um ambiente ainda considerado experimental.
“Lição difícil de aprender, mas não era responsabilidade de ninguém além da sua. Tente voltar a ficar de pé. Pare de apontar o dedo. Você é o único culpado. Desculpe”, comentou outro investidor sobre a perda.
“Como alguém que foi roubado várias vezes por causa de bugs de software enquanto executava um serviço tentando ser útil e não ganhar dinheiro com isso, entendo perfeitamente seus sentimentos”, disse o brasileiro Fiatjav, criador do Nostr.
“Também em muitos dos meus casos, as pessoas responsáveis pelos bugs que causaram a perda de dinheiro nunca pediram desculpas, o que teria sido, pelo menos, um gesto simpático. Por outro lado, entendo que os bugs são inevitáveis e seria mentalmente opressor para eles se se sentissem responsáveis por cada satoshi perdido devido aos seus bugs.”