A Worldcoin (WLD), criptomoeda criada pelo fundador do ChatGPT, revelou nesta quarta-feira (17) o lançamento de sua blockchain própria, a World Chain. De acordo com o anúncio, a nova infraestrutura será 100% integrada ao protocolo da Worldcoin e tem como objetivo suportar a alta de usuários do projeto.
Após ver um crescimento vertiginoso desde sua criação há nove meses, a Worldcoin tem atraído atenção por todo o mundo por sua abordagem de verificar a autenticidade humana com tecnologia de escaneamento ocular e distribuição de criptomoedas para seus usuários.
O projeto já conta com uma base de usuários de 10 milhões de pessoas em 160 países.
Atualmente, as transações da Worldcoin acontecem na rede do Ethereum e suportar a alta procura pela moeda se tornou um problema. Portanto, a decisão da Worldcoin de lançar sua blockchain própria visa resolver esse desafio.
“Dada a escala e a taxa de crescimento da comunidade, é hora de migrar para uma rede dedicada”, explicou a empresa em comunicado.
“A World Chain foi projetada para aumentar significativamente a capacidade, permitindo escalabilidade perfeita para novos e atuais usuários desfrutarem de transações mais rápidas, mais baratas e mais confiáveis”, anunciou Sam Altman, fundador do ChatGPT e da Worldcoin.
much like the rest of the internet, bad bots like airdrop farmers worsen many of the problems blockchains face today
people on world chain will have the option to anonymously verify their addresses as human with world id
fully delinked from their id, simply like a blue… pic.twitter.com/Y3xlcrTe0T
— tiago sada (@tiagosada) April 17, 2024
World Chain
De acordo com detalhes do anúncio, a World Chain foi “projetada para escalabilidade com o ecossistema Superchain” e priorizará humanos verificados em vez de bots quando se trata de acesso ao projeto.
Uma característica distintiva da World Chain é seu foco em transações humanas, diferente de outras soluções de Camada 2 do Ethereum. Para incentivar a verificação de endereços, a Worldcoin dará prioridade às transações de endereços verificados e fornecerá gás gratuito para transações casuais, pagáveis em ethers e no token WLD.
Tiago Sada, Chefe de Engenharia e Design de Produto da Worldcoin, disse que a World Chain inicialmente focará em aplicações descentralizadas e de identidade após seu lançamento.
Introducing World Chain, a new blockchain designed for humans ⚪️ pic.twitter.com/qNb7S3vqut
— Worldcoin (@worldcoin) April 17, 2024
A Optimism, infraestrutura base da World Chain, confirmou que a nova rede de Camada 2 será construída na pilha OP e se conectará à OP Superchain, composta por várias blockchains baseadas na Optimism.
World Chain will be secured by Ethereum & engineered for scalability with the Superchain ecosystem, with a broad community of projects building apps for everyday life. pic.twitter.com/uUCQs0o9Ta
— Worldcoin (@worldcoin) April 17, 2024
Sendo assim, a World Chain será uma rede de segunda camada e deverá entrar em operação no meio do ano. Apesar da rede ser integrada a outros protocolos, o objetivo da Wordcoin é, em última análise, executá-la de forma independente como um projeto conduzido pela comunidade.
“A World Chain será um ecossistema de aplicativos financeiros e de identidade descentralizados focados na utilidade para a vida cotidiana”, disse a equipe da Worldcoin.
O anúncio segue os recentes desafios regulatórios da Worldcoin relacionados à privacidade de dados biométricos em países como Quênia, Espanha e Portugal.
Após a notícia, o preço da WLD apresentou uma tendência de alta, sendo negociado acima de US$ 4,90, com ganhos de quase 4% nas últimas 24 horas.