O Banco de Investimentos Globais (BiG), um dos maiores de Portugal, está bloqueando transações de clientes para corretoras de criptomoedas. As informações foram apresentadas por José Maria Macedo, co-fundador da Delphi Labs, que teve uma transação rejeitada.
Segundo o banco, a decisão foi tomada em alinhamento com os alertas do Banco Central Europeu e outras autoridades monetárias da Europa. O texto cita leis anti-lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.
Vale lembrar que o MiCA (Markets in Crypto Assets), um dos maiores conjuntos regulatórios da UE, entrou em vigor no fim de dezembro. Além disso, a região tem tomado outras medidas agressivas em relação ao setor cripto.
Banco português bloqueia transferência de dinheiro para corretora de criptomoedas
Em texto compartilhado em suas redes sociais, o desenvolvedor José Maria Macedo se mostra indignado com a postura do Banco de Investimentos Globais (BiG), que bloqueou sua transferência para a corretora Kraken, que opera sobre o nome de Payward Ireland Ltd na região.
“Caro Cliente, informamos que a operação de [informação oculta] para a conta titulada de Payward Ireland Ltd será recusada.”
Seguindo, o texto cita “alertas que têm vindo a ser emitidos pelo Banco Central Europeu, pela Autoridade Bancária Europeia e pelo Banco de Portugal” e que “a conta titulada junto do BiG não deverá registar movimentação com plataformas de negociação de ativos virtuais ou de empréstimos pessoais.”
One of the largest Portuguese banks BIG is now blocking transfers to crypto exchanges, citing ECB guidance about "risks associated to virtual assets"🤦
Crypto is inevitable, banks are dead, and these abuses of power will only redpill more ppl into moving their wealth on-chain pic.twitter.com/QFTfWCcKdz
— José Maria Macedo (@ZeMariaMacedo) January 7, 2025
Chateado com a situação, Macedo escreveu que “as criptomoedas são inevitáveis, os bancos estão mortos, e esses abusos de poder apenas despertarão mais pessoas para transferirem sua riqueza para a blockchain”.
Além de Portugal, no passado foram registrados que diversos bancos do Reino Unido tomaram a mesma postura, isso inclui o NatWest, Santander e diversos outros, dificultando que empresas e investidores individuais tenham acesso a esse mercado.
Nos comentários, no entanto, um dos seguidores de Macedo comenta que está usando os bancos CaixaBank e Santander para depósitos e saques sem nenhum problema em Portugal, recomendando que o desenvolvedor mude de banco.
Por fim, o setor tradicional evoluiu muito nos últimos anos, mas alguns casos isolados ainda mostram que o mercado de criptomoedas ainda sofre repressão por alguns pares.