Uma recente cobertura de investimentos de longo prazo realizada pela Bloomberg mostrou que vários pais dos Estados Unidos estão abandonando a poupança como meio de proteção de capital, e trocando por bitcoin.
Tal medida visa pagar a faculdade futura de seus filhos, que no país não é um processo que custa pouco dinheiro.
Embora o meio não tradicional de proteção ainda tenha atraído apenas algumas famílias, o caso já mostra uma interessante mudança de comportamento.
Pais abandonam poupança 529 para comprar bitcoin em busca de pagar futura faculdade dos filhos
De acordo com a Bloomberg, alguns pais estão mudando o curso de seus investimentos para buscar um maior retorno de longo prazo.
Um pai que conversou com a reportagem, Jim Crider, de 35 anos, disse que espera ter 1 Bitcoin completo para cada um de seus quatro filhos.
Ele atua como planejador financeiro certificado e entende que o bitcoin tem uma alta volatilidade, mas que compensa isso no longo prazo. A idade de seus filhos é 1, 4, 5 e 7 anos. “Acho arriscado ter 0% de bitcoin como proteção“, disse o pai.
Outro pai que conversou com a reportagem foi o médico Travis Headley, de 43 anos da Louisiana (EUA).
De acordo com ele, todo o seu salário atual está sendo convertido para bitcoin e ele está dando all-in na moeda digital. Travis inclusive sacou dez anos de depósitos na poupança 529, pagou os impostos mais altos, e converteu tudo para bitcoin. “Se poupo para mim, qual a razão de não o fazer para meus filhos“, disse o médico.
Luta contra a inflação
O plano de poupança 529 é uma ferramenta financeira utilizada nos Estados Unidos para economizar e investir em despesas educacionais futuras, como custos de faculdade, escolas técnicas ou até mesmo educação básica.
Além disso, ele oferece incentivos fiscais significativos, o que o torna uma opção atraente para famílias que querem se preparar para os custos crescentes da educação.
Mas nem o incentivo fiscal tem mudado a realidade que no longo prazo algumas famílias já começam a mirar em investimentos nada tradicionais, como o bitcoin.
O caso se torna ainda mais importante ao mostrar que no futuro, caso os filhos não queiram cursar uma faculdade, eles podem pegar o bitcoin e consumir o que desejarem. Já no caso das poupanças como a 529, apenas custos educacionais podem ser pagos com isenção fiscal, sob pena de pagamento de impostos mais altos.
O jogador de futebol Alex Crognale (30), atualmente no San Antonio FC, confessou em agosto de 2024 publicamente que sua filha recém-nascida já estava ganhando seus primeiros dólares convertidos em bitcoin.
“Minha filha nasceu há 2 semanas. NÃO estou abrindo uma conta poupança 529 para ela. Aqui está o que estou fazendo em vez disso: Além de acumular bitcoins, estamos abrindo uma conta de corretora que servirá como seu principal veículo de poupança. O que você compraria para manter pelos próximos 18 anos? Queríamos uma conta que fosse flexível e permitisse vários investimentos, sem limites de contribuição e nos desse controle dos fundos. Está em uma conta para a qual os pais e avós podem contribuir facilmente, e nossa filha poderá acessá-la mais tarde na vida para uma casa, escola ou qualquer outra coisa que o futuro tenha reservado. Qual você acha que é a melhor maneira de preparar seu filho para o sucesso?”
My daughter was born 2 weeks ago. I’m NOT opening a 529 savings acct for her.
Here’s what I’m doing instead:
In addition to stacking bitcoin, we are opening a brokerage account that will serve as her primary savings vehicle. What would you buy to hold for the next 18 years?…
— Alex Crognale (@alexcrognale) August 20, 2024
De qualquer forma, o centro do problema se envolve com a alta inflação, que influencia em crescentes custos na educação. Ou seja, pais já começam a entender que diversificar com bitcoin é uma via interessante.