A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta segunda-feira (29) uma solução de infraestrutura para grandes instituições. Chamado “Crypto-as-a-Service” (CaaS), o serviço mostra a visão da Binance sobre o futuro do mercado.
O texto aponta que a solução já está pronta e terá acesso antecipado no dia 30 de setembro para instituições selecionadas. Após isso ela será liberada para mais players.
O foco da Binance são bancos, corretoras tradicionais e bolsas de valores que desejam oferecer acesso ao setor de criptomoedas para seus clientes.
Binance lança serviço de criptomoedas whitelabel para grandes instituições
Citando a grande demanda do mercado por criptomoedas, a Binance explica que construir uma tecnologia do zero para oferecer acesso a esse mercado pode ser caro, demorado e de alto risco.
Como resposta, a corretora apresentou o “Crypto-as-a-Service” (CaaS), uma solução pronta baseada em toda sua experiência.
“O CaaS da Binance foi criado para grandes instituições financeiras regulamentadas que estão entrando no mercado de criptomoedas em escala. Ele oferece infraestrutura em nível institucional, permitindo que bancos e corretoras ofereçam serviços de criptomoedas a seus clientes de forma integrada.”
Indo além, a Binance aponta que cuidará o back-end, incluindo suporte a negociação, liquidez, custódia, conformidade e liquidação. Já as instituições serão responsáveis pela marca, relacionamento com clientes e experiência do usuário.
Conforme a Binance é hoje a maior corretora de spot e derivativos em termos de volume, o texto destaca que instituições podem se beneficiar de sua liquidez caso não encontrem a melhor correspondência de preço entre seus clientes internos.
Dado isso, todos os pares de negociação e criptomoedas encontrados na Binance podem ser acessados por essa solução.
Outros pontos abordados são ferramentas de gestão de clientes, permitindo experiências personalizadas, bem como um painel criado para acompanhar volume de negociação e outras estatísticas de clientes.
Do lado da custódia, a corretora aponta que “cada instituição pode criar subcontas e carteiras seguras com endereços de depósito únicos para cada cliente final, garantindo segregação clara de ativos”.
“No lado da conformidade, o CaaS integra recursos como processos de KYC e APIs de monitoramento de transações”, destaca a Binance, notando o fácil cumprimento de requisitos regulatórios em diferentes jurisdições.
Crypto-as-a-Service da Binance estará disponível a partir desta terça-feira (30)
Outro grande destaque é que o CaaS da Binance será lançado já nesta terça-feira (30), sem dar espaço para concorrentes.
“A participação nesta fase é reservada a bancos, corretoras e bolsas licenciadas e estabelecidas que atendam aos requisitos de escala do CaaS.”
Seguindo, a corretora nota que a disponibilidade geral está prevista para o quarto trimestre deste ano, quando passará a atender uma maior gama de instituições elegíveis.
Conforme o setor financeiro tradicional e o mercado de criptomoedas estão cada vez mais ligados, seja por ETFs quanto tokenização, é possível que a solução acelere esse processo, levando as criptomoedas a um público ainda maior.