No domingo (23), por volta das 10:30 horas da manhã, a Polícia Militar do Rio de Janeiro em Campos dos Goytacazes descobriu uma central de mineração de bitcoin e criptomoedas após pular um muro de uma residência ao investigar o tráfico de drogas.
A Polícia Militar realizou uma operação da RENOE (Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas) em Campos (RJ), nos distritos de Guarus e Travessão.
Durante a ação, foram apreendidas drogas e desmanteladas centrais de ‘gatonet’, além de identificadas fraudes envolvendo energia elétrica e criptomoedas.
A operação, que ainda aguarda um balanço oficial e que ocorreu desde o feriado do dia 20 de novembro, tem como objetivo combater o tráfico de drogas e outras atividades ilegais na região.
Ver essa foto no Instagram
Em Campos dos Goytacazes, a região é conhecida entre os populares como “Suvaco de Cobra”, uma área considerada de “favela”.
Policiais pularam muro e não encontraram ninguém em casa que funcionava mineração de bitcoin
Durante a ação, imagens divulgadas pela PMRJ mostram que os oficiais pularam o muro para realizar a batida em busca de drogas e suspeitos. Ao entrar no local, contudo, encontraram drogas e outros equipamentos, mas nenhuma pessoa no local para responder pelos materiais.
A mineração de bitcoin e criptomoedas contava com sete equipamentos refrigerados, em uma instalação que permitia o acesso ilegal a rede elétrica. Ou seja, roubo de energia.
Os vídeos gravados pelas autoridades também revelam um alto barulho causado pela mineração de bitcoin, com as máquinas ligadas em pleno funcionamento. Vale lembrar que no Brasil minerar criptomoedas não é um crime, mas roubo de energia sim.
Além disso, a central de gatonet abastecia clientes de um serviço de streaming pirata de filmes e canais de televisão no chamado “IPTV”. A casa teve buscas em todos os seus cômodos, os policiais revistaram até lixo jogado no chão.