A crise na Venezuela é um assunto delicado e uma tecla que a mídia não cansa de falar sobre e com razão afinal pessoas estão sofrendo por lá, mas essa situação tem afetado os preços de Bitcoin no país.
Por lá a movimentação já fez com que a procura pelo Bitcoin aumentasse de volume nas operações, já há um tempo inclusive, e não é para menos que a população esteja correndo para a moeda.
O chefe da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente interino do país no último dia 23 de janeiro, com apoio imediato dos EUA e também do Brasil. Bolsonaro discursou seu apoio direto de Davos.
O presidente Maduro disse que não aceita o caso, e decidiu romper até as relações com os EUA. O atual mandatário disse “Aqui não se rende ninguém, aqui não foge ninguém. Aqui vamos à carga. Aqui vamos ao combate. E aqui vamos à vitória da paz, da vida, da democracia“.
Com uma possibilidade até de combates armados entre as forças de oposição do país, que cresce o aumento da instabilidade política e econômica no território, a população já correu as compras de Bitcoin para se proteger da calamidade financeira e talvez até manter seu poder de compra.
Cabe lembrar que a moeda nacional quase não tem valor mais de compra, sendo necessários milhares de bolívares para uma transação simples, e que em uma eventual disputa bélica poderia perder ainda mais o sentido em ser utilizada como dinheiro.
De acordo informações do LocalBitcoins Venezuela, desde o último dia 22 até o dia 24, o preço já subiu cerca de 16% o seu valor. Os dados podem ser vistos pelo website Coin Dance.
A Venezuela sob o comando de Nicolás Maduro já havia anunciado recentemente aceitar o pagamento de impostos com quaisquer criptomoedas, e, além disso, vem sendo incentivado para que a população compre imóveis com criptomoedas.
Em contrapartida, tem circulado nas redes um Twitter de Guaiadó comemorando a primeira instalação de exchange de Bitcoin da Venezuela. O postulante a presidente é contra a Petro no que lhe concerne em outro post em sua rede social.
Logo fica a dúvida, quem é o melhor presidente venezuelano para o Bitcoin? A resposta mais certa seria nenhum dos dois, a criptomoeda é independente de governo e empresas, mostrando que quem a quer é a própria população do país.
O Bitcoin novamente está se posicionando em uma região tensa como uma solução ótima, sendo apresentado em tempos de tenebrosas crises humanitárias como dinheiro confiável.