A China tem estado ocupada em 2019 com a Guerra Comercial com os EUA, cenário que toma tempo e causa temor no mercado financeiro mundial. O que tem preocupado é que quatro bancos já faliram na China em 2019, ou seja, há sinais de problemas com as instituições bancárias do país.
China tem enorme problema a ser resolvido: bancos que faliram podem causar um colapso na economia mundial
A economia chinesa tem demonstrado ao mundo que não tem crescido tanto quanto se era imaginado. Na última quinta (31), informações da economia chinesa desanimaram os acionistas do país, que viram novos dados frágeis. O crescimento econômico da China já é considerado o mais fraco dos últimos 30 anos.
O cenário é ainda mais preocupante ao se analisar a Guerra Comercial contra os EUA. Apesar da euforia pelo desfecho de um acordo entre os países, nada foi resolvido ao final de mais uma semana.
Contudo, a China tem outro problema que muitos não gostariam de saber: um enorme caos tem se instalado no setor bancário do país. Apenas em 2019 já foram quatro bancos fechados, sendo o último em outubro de 2019, segundo informações do Wall Street Journal (WSJ).
Os nomes dos bancos que já faliram na China, apenas em 2019, são:
- Baoshang Bank
- Bank of Jinzhou
- Heng Feng
- Banco Comercial Rural Henan Yichuan
Último banco a falir deu enorme visibilidade ao problema
Enquanto a China é um país isolado e pretende continuar assim por um tempo, os dados sobre o fechamento dos bancos tiveram pouca repercussão na mídia durante 2019. Além disso, o país correu para nacionalizar algumas das operações, o que levantou ainda menos suspeitas sobre os casos.
Entretanto, a população chinesa tem aguentado a situação com cautela, uma vez que a repressão do governo, até com força policial é intensa. Cabe o destaque que, de acordo com o WSJ, a situação se tornou mais aparente na última quinta (31/10). O principal fator: a população correu pelo terceiro dia consecutivo para agências do Banco Henan Yichuan para sacar seu dinheiro.
Com a imensa atividade em torno dos saques, funcionários do banco apareceram em fotos segurando alguns maços de dinheiro. Esses maços seriam a única quantidade de reserva que o banco teria, ou seja, não há capacidade de honrar todos os saques dos clientes.
Bitcoin é a melhor solução para população da China?
Parece até uma pirâmide financeira, como as que tem assolado a população brasileira. A diferença está apenas no fato que este é um banco regulamentado pela China, logo, o país está lutando para “salvar a vida” dessas instituições.
De fato isso é preocupante, principalmente ao lembrar que a última crise econômica que varreu o mercado mundial começou no setor bancário dos EUA. Além disso, um famoso indicador de crise ligou o alerta em 2019, fato que costumou preceder as últimas grandes crises.
Até quando os bancos irão causar sofrimento no mundo? Não se sabe a resposta, mas há rumores que até a China já está pensando em liberar o Bitcoin.
O Bitcoin seria a única alternativa no momento para evitar esses enormes problemas, visto que não há controle de nenhum país sobre este. Sua aplicação tem sido principalmente em países como Venezuela e Argentina, onde os bancos centrais têm sido ineficientes.