Craigh Steven Wright é uma das figurinhas mais conhecidas do mercado de criptomoedas. Conhecido como FakeToshi (Falso Satoshi Nakamoto) Craig é o criador da shitcoin Bitcoin Satoshi Vision (BSV), mas é mais infame por afirmar que é Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin.
Por nunca ter apresentado provas dessa afirmação ele ficou conhecido como o um dos maiores charlatões da comunidade do bitcoin.
Além de ser conhecido por ser uma fraude, Craig também é um grande defensor dos direitos de propriedade. Ele chegou afirmar que o Bitcoin Core (Como ele chama o BTC) é um plagio. E também disse que plágios são atos criminosos.
Então, é no mínimo irônico que ele acabou de ser acusado de plágio em uma dissertação que ele fez na faculdade de direito em 2008.
Como mostrado pelo site Decrypt, um autor do Medium, chamado Paintedfrog, mostrou provas de que a dissertação de 2008 tinha muitos trechos que foram diretamente tirados de outros documentos, mas sem nenhum crédito.
O artigo escrito por Paintedfrog, foca na dissertação de 90 páginas de autoria de Wright intitulada “The Impact of Internet Intermediary Liability”, que foi submetida durante o período em que ele estudou Lei Comercial Internacional na universidade (por correspondência) de Northumbria.
“O trabalho é altamente plagiado. Muito do texto é tirado – tanto de forma parafraseada quanto de forma literal – de outros textos sem nenhum crédito.”
Para provar as suas afirmações, Paintedfrog incluiu várias imagens em seu artigo, mostrando a semelhança na dissertação de Wright com outros arquivos disponíveis publicamente.
Em uma das imagens é possível notar que grande parte da introdução foi retirada palavra por palavra de um documento escrito por Hilary E. Pearson em 1996. Não há nenhuma menção ou crédito à Pearson no trabalho de Wright.
Paintedfrog apontou que, dos 58 parágrafos escritos por Pearson, Wright se apropriou de 45, 25 em forma literal e 20 parcialmente.
Outros trabalhos foram copiados
A dissertação de Faketoshi Wright cita o trabalho de Ronald Mann, intitulado The Promise of Internet Intermediary Liability, de 2005, como uma de suas fontes. Mas de acordo com Paintedfrog, muitos parágrafos do rodapé foram copiados palavra por palavra por Wright, o que, mesmo citando fonte, é considerado plágio.
Além disso, a dissertação do criador do BSV também copiou trechos do Wikipédia sem dar crédito para o contribuidor ou para o próprio site.
Correndo atrás do prejuízo
Aparentemente Wright está sabendo da repercussão das acusações de Paintedfrog. A dissertação foi acessada recentemente e alterações foram realizadas. Dados SSRN mostram que o documento foi revistado no dia 10 e abril. A atual versão cita Pearson na introdução.
“nova versão no SSRN. Ele acrescentou uma misera referência à Pearson LoL.”
https://twitter.com/painted_frog/status/1248632218412625921