Dez anos após o lançamento do Bitcoin, as criptomoedas ainda são vistas principalmente como ativos de investimento e especulação. O que podemos fazer para alcançar o objetivo original de Satoshi Nakamoto – tornar a criptomoeda um meio de pagamento universal? O passo principal é motivar as empresas a aceitar pagamentos em ativos digitais.
O Bitcoin pode até ser o ativo de investimento com melhor desempenho do ano, mas ainda não é o ‘dinheiro eletrônico’ que Nakamoto imaginou. É verdade que muitos na criptocomunidade já recebem seu salário em moedas digitais e há alguns segmentos da economia real, como o iGaming, onde as criptomoedas estão se tornando a forma preferencial de pagamento. Mas esses ainda são fenômenos de nicho.
As 4 preocupações mais comuns
Para que as criptomoedas se tornem uma forma padrão de pagamento, os comerciantes de todo o mundo, em todos os setores, devem aceitá-la, assim como aceitam cartões. Mas para chegar lá, a indústria de criptos terá que superar muita resistência. Os empresários têm muitas desconfianças sobre como trabalhar com ativos digitais:
- Legalidade: é permitido aceitar Bitcoin? E se o dinheiro estiver “sujo”?
- Financeiro: as criptomoedas podem ser facilmente convertidas em dinheiro físico? E se o preço do Bitcoin cair repentinamente?
- Técnico: como acompanhar cada pagamento? É necessário ter uma carteira blockchain?
- Segurança: o dinheiro em criptomoedas pode ser roubado enquanto estiverem em trânsito ou armazenado em um provedor? Os hackers podem invadir o sistema?
Seria ingênuo esperar que os comerciantes fizessem suas próprias pesquisas sobre o mercado de criptomoedas e descobrissem as soluções para seus problemas.
Em vez disso, é tarefa da empresa de pagamentos com criptomoedas explicar e demonstrar como Bitcoin pode ser fácil e seguro de se usar.
Por que os medos dos comerciantes são infundados
De acordo com a equipe de relacionamento com o cliente da Cryptoprocessing.com – um dos maiores provedores de pagamento de criptomoedas do mundo e número 1 no setor de iGaming – existem 4 áreas principais nas quais os comerciantes desejam ter clareza.
1) Liquidação em Fiat
A maioria dos vendedores não quer se preocupar com o Bitcoin. Eles não querem se preocupar com carteiras e frases de sementes. O que eles querem é dólares / euros / etc. na conta bancária deles.
No entanto, a maioria não percebe que é possível converter criptomoedas em dinheiro fiat em segundos e enviá-lo para a conta do comerciante, como qualquer faturamento regular. De fato, a Cryptoprocessing.com oferece liquidações fiduciárias em 6 moedas diferentes
2) Políticas claras de segurança e anti-lavagem de dinheiro (AML)
Quando os comerciantes se preocupam com ‘Bitcoins sujos’, eles não percebem que imensamente mais dinheiro é lavado em moeda fiduciária. Na verdade, devido à atenção extra que as empresas ligadas ao criptomercado recebem dos reguladores, os pagamentos em criptomoeda são geralmente muito mais seguros do que o fiduciário.
Todas os provedores e facilitadores de pagamento precisam de um agente que lida com o setor de anti-lavagem de dinheiro (conhecido como MLRO). Quanto à segurança tecnológica, os provedores mantêm as moedas de seus clientes em carteiras frias quase impossíveis de invadir.
3) Medidas anti-volatilidade
A única coisa que um comerciante comum sabe sobre as criptomoedas é que ela é volátil. Naturalmente, as empresas não estão dispostas a armazenar sua receita em uma moeda que pode depreciar 20% em um dia. Nesse contexto, o hedge com moeda fiduciária é útil.
O Cryptoprocessing.com permite que os comerciantes convertam automaticamente as moedas digitais que recebem em qualquer uma das mais de 20 moedas fiduciárias e as armazenem com segurança até que estejam prontas para sacar o dinheiro.
4) Preços transparentes
Os pagamentos com Bitcoins podem economizar até 70% dos custos de processamento de um comerciante em comparação com a fiat, principalmente porque não há taxas de aquisição de cartões.
Esse pode ser o fator decisivo para muitos clientes – mas somente se o provedor de pagamento tiver uma estrutura de taxas muito clara, de preferência com uma única taxa fixa de processamento para todas as moedas e outra taxa fixa para conversões.
As empresas de todos os setores só começarão a aceitar as criptomoedas quando os provedores de pagamento conseguirem dissipar suas preocupações. Todas as medidas e sistemas necessários já estão em vigor. O que falta fazer é educar os comerciantes sobre as verdadeiras vantagens das moedas digitais.