Com a chegada da pandemia do novo coronavírus em 2020 vários governos tomaram medidas extremas. Um anarcocapitalista norte-americano, e defensor do Bitcoin, tem como critica principalmente o lockdown, que deverá causar profundas mudanças nas novas gerações.
Um dos principais paladinos do libertarianismo, ou anarcocapitalismo, nos Estados Unidos é Jeffrey Tucker, de 56 anos. Seu trabalho é reconhecido pelo mundo todo entre estudantes dessa corrente político-filosófica.
No mês de setembro, Tucker participará de um evento no Brasil, que acontecerá a distância. As informações são do blog Saída pela Direita, de Fábio Zanini e publicado pela Folha de São Paulo.
Defensor do Bitcoin critica lockdown e afirma que nova geração surgirá com pensamentos liberais
O lockdown é uma das medidas impostas por governos no mundo na busca de conter o avanço do novo coronavírus. Medida essa que impõe para a população regras para manter um isolamento social, seria uma forma de prevenir o COVID-19.
A prática de lockdown, contudo, é alvo de crítica de várias pessoas pelo mundo, inclusive um defensor do Bitcoin famoso entre libertários. Jeffrey Tucker, que é escritor, palestrante, empreendedor, e investidor das criptomoedas, além de lutar contra algumas medidas impostas pelo governo, principalmente durante a pandemia.
Em conversa com o blog Saída pela Direita, Tucker fez a critica que o lockdown causará profundos traumas nos mais jovens. Dessa forma, as novas gerações deverão ser influenciadas por um pensamento mais liberal, julga o libertário dos EUA.
De acordo com o defensor do Bitcoin, os governos resolveram aproveitar a pandemia para fazer um experimento social sem precedentes. Para ele, ainda não há evidências que a reclusão total funcione, ou seja, as taxas de morte podem não ter relação com o quão fechado ou aberto é um país.
Para ele, a comunidade epidemiológica está dividida em dois lados, sendo um deles baseado na medicina. Essa linha de raciocínio previu uma imensa quantidade de óbitos nos EUA, mas se mostrou errada. Já os epidemiologistas que trabalham baseados em modelos, acreditam que haverá imunidade em rebanho, se posicionando contra lockdowns. Tucker afirmou que essa linha tem sido menosprezada pela mídia.
“Resposta econômica com maior presença do estado é totalmente perigosa”, afirmou economista austríaco
Ao realizar uma critica ao lockdown pela ótica econômica, o defensor do Bitcoin afirmou que a resposta foi perigosa. Isso porque, com os governos estimulando com impressão de dinheiro uma economia parada, o resultado tende a ser catastrófico. Segundo o escritor, sem liberdade, a crise irá piorar.
Nos Estados Unidos, Jeffrey acredita que houve alguns pontos positivos no governo de Donald Trump, contudo, o atual presidente falhou em alguns aspectos. Entre as principais críticas ao atual mandatário estão as imposições para imigração e a maneira como foi conduzida o comércio. Apesar disso, Tucker não confia em Joe Biden, principal opositor a Trump nas eleições norte-americanas para presidente em 2020.
Jeffrey Tucker, que participará do 7.º Fórum Liberdade e Democracia, no início de setembro, também comentou sobre o governo da Jair Bolsonaro. De acordo com ele, é difícil saber quando ele fala sério ou brinca, mas julga que teve bons momentos até aqui. Com relação ao lockdown no Brasil, o defensor do Bitcoin aponta que Bolsonaro tem dúvidas sobre abrir ou fechar a economia.
Como defensor do Bitcoin, Tucker escreveu em 2015 o livro “Bit by Bit: How P2P Is Freeing the World“. Nos EUA, o livro é um dos primeiros sobre o assunto e uma inspiração sobre a importância das moedas digitais que funcionam de pessoas para pessoas.