A Ethereum é a principal altcoin (moeda alternativa ao Bitcoin) em valor de mercado hoje. Com grande desenvolvimento empregado nesse ecossistema, uma startup que trabalha com Ethereum anunciou novidades para a comunidade.
Desde que o Bitcoin foi criado, em 2009, as criptomoedas ganharam destaque no mundo, com várias inovações. Uma das principais alternativas ao Bitcoin, mas seguindo lógica parecida, é a Ethereum, fundada em 2015.
A ideia da Ethereum vai além do Bitcoin ao implementar na tecnologia das criptomoedas os chamados contratos inteligentes. Além disso, permite aos desenvolvedores a criação de aplicativos descentralizados, chamados de dApps. Em 2020, outra inovação em alta nessa rede é o DeFi (Finanças Descentralizadas).
Entusiasta da Ethereum, startup apoiada por Jay-Z e Will Smith anuncia novidades para a comunidade
As criptomoedas já aparecem como uma das tecnologias mais promissoras para os próximos anos. Ao possibilitar inovações sem precedentes, com as criptomoedas os meios de pagamentos mundiais atravessam um momento interessante, principalmente com a digitalização.
Isso porque, com criptomoedas como a Ethereum, o conceito de tokenização surgiu e ganhou força. Além disso, no ano de 2020, o termo DeFi tem ganhado destaque, com inúmeras soluções surgindo com fintechs.
Para criar novidades com a tecnologia das criptomoedas, é necessário o entendimento de linguagens de programação. No caso da Ethereum, por exemplo, a linguagem solidity é a oficial dos smart contracts, similar a JavaScript.
Contudo, a startup Alchemy inovou as aplicações em Ethereum, criando soluções personalizadas para criação de contratos inteligentes. Para utilizar os softwares dessa startup, que é apoiada por famosos como o rapper Jay-Z e o ator Will Smith, os programadores deveriam se inscrever.
Fundada em 2017 por Nikil Viswanathan e Joe Lau, a Alchemy funcionava de maneira privada, destacou a Bloomberg. A novidade anunciada nessa terça é que, a partir de hoje, desenvolvedores poderão utilizar todas as ferramentas da empresa.
“Todo mundo quer construir arranha-céus em Ethereum, mas não temos ferramentas adequadas. Mesmo assim, temos pás e picaretas”, disse Lau para a Bloomberg
Startup afirma ser responsável por 70% das aplicações DeFi no mundo hoje
A Alchemy afirma ser a startup responsável pela construção de 70% das aplicações com Ethereum hoje, as chamadas DeFi. O mercado DeFi tem estado em alta no ano de 2020, já atingindo mais de R$ 60 bilhões de valor de mercado.
Com a abertura dessas ferramentas para novos desenvolvedores, a Alchemy espera ajudar no crescimento do mercado. Cabe o destaque que poucos programadores possuem especialização em blockchain hoje, sendo este um mercado emergente e com imenso potencial.
Dentre alguns destaques que usam a Alchemy hoje estão os CryptoKitties, OpenSea e Augur. Além disso, a criptomoeda estável e pareada com dólar da MakerDAO (DAI), também foi construída com ajuda dessa startup.
Com essa novidade, novos desenvolvedores poderão utilizar as ferramentas que a empresa já dispõe, evitando começar projetos blockchain do zero. Os donos da Alchemy gostam do Bitcoin, mas foi no Ethereum o local onde viram a maior inovação para o mundo. Ao abrir suas caixas de ferramentas, esperam ver mais projetos sendo lançados e a adoção ao Ethereum, e criptomoedas, aumentando nos próximos anos.