De acordo com as informações disponíveis na Blockchain, dois endereços movimentaram mais de $ 1 bilhão em apenas duas transações realizadas em menos de 25 minutos.
Desde que o Bitcoin atingiu a sua alta histórica no final de novembro de 2020, a moeda já assustou muitos investidores com uma queda nas semanas seguintes e diferentes variações de preços. Mas apesar da queda, a moeda voltou a apresentar recuperações e até mesmo a voltar a flertar com o seu recorde de preço, demonstrando que estamos em um importante período de consolidação, com o mercado possivelmente procurando novos níveis de suporte e resistência.
Em um momento assim, todo o criptomercado fica de olho em qualquer tipo de fator que pode fazer com que o preço do ativo valorize ou entre em correção. Um desses fatores são as grandes movimentações entre endereços de “baleias”, que podem aumentar o medo dos investidores de uma possível queda no preço da moeda.
Com isso em mente, duas das maiores baleias de Bitcoin no mundo acabaram de movimentar um valor bilionário entre carteiras. As duas transações, que aconteceram no último domingo, 13, foram notadas pelo Bitcoin Block Bot, que rastreia transações em toda a Blockchain do Bitcoin (similar ao WhaleAlert).
A primeira transação, que aconteceu às 9:58 de domingo, movimentou um total de 24.494 Bitcoins e foi registrada no bloco 661.175. No momento da transação, esse montante representava um valor de $ 473 milhões.
Whale alert! 🐋 Someone moved 24,494 BTC ($473M) in block 661,175 https://t.co/nFsIsUYK1k
— Bitcoin Block Bot (@BtcBlockBot) December 13, 2020
O valor só poderia ter vindo de uma carteira igualmente impressionante. Der acordo com o BitinfoCharts a carteira que enviou os ativos era a 27ª maior carteira de Bitcoin do mundo. Com essa transação, o endereço foi completamente esvaziado.
Mas a história não acaba por aí, já que apenas 22 minutos depois dessa transação, uma nova movimentação também alertou os bots que ficam de olho nas baleias do ecossistema do criptomercado.
Uma segunda carteira, também não identificada, moveu um valor ainda maior, com uma transação de 32.352 BTC para uma outra carteira recém-criada, como é possível ver no explorador da Blockchain.
O valor total no momento da transação era de cerca de US$ 627 milhões e também esvaziou completamente a carteira, que antes do ocorrido era a 22ª maior do ecossistema do Bitcoin.
Por que tanto Bitcoin está sendo movimentado?
Bom, se você está pensando na possibilidade de um dump, pode ficar tranquilo! Ao que tudo indica, essas movimentações possuem o objetivo de aumentar a segurança dos donos das moedas.
Antes das transações principais, foram realizadas uma transação de teste de 1 Bitcoin. Ambos os endereços fizeram o mesmo procedimento, isso, junto do fato de que houve apenas 22 minutos entre uma transação e outra, pode indicar que ambos os endereços estavam sob controle de uma mesma pessoa ou instituição.
Nenhum dos endereços têm conexão com corretoras de criptomoedas, o que indica que não foi uma grande venda que despejou o valor no mercado. Sendo assim, é bem provável que alguém (muito rico), está movimentando Bitcoins para novas carteiras por questão de segurança, ou de privacidade.