O apoio institucional através da adoção dos pagamentos com criptomoedas é muito importante para o crescimento do mercado. Recentemente o PayPal foi uma das grandes empresas que sinalizaram uma posição favorável ao uso do Bitcoin em suas plataformas, tanto pelo aplicativo do PayPal como pelo Venmo. Enquanto isso foi uma boa notícia para a indústria, os reguladores parecem estar demonstrando antipatia à ideia, já começando a investigar o Venmo e suas transações.
De acordo com a Reuters, o PayPal Holdings Inc, disse nesta sexta-feira (5) que recebeu uma demanda para uma investigação civil da Agência de Proteção Financeira ao Consumidor dos EUA. O órgão regulador vai investigar o Venmo sob alegações de que o aplicativo foi usado para transferências não autorizadas e processos de arrecadação.
Esse pedido de investigação civil é realizado quando o órgão regulador quer ter acesso a todas as informações e documentos relacionadas a investigação. Com isso a agência de Proteção Financeira ao Consumidor terá acesso a diferentes dados, incluindo o relatório de transações realizadas.
O Venmo é um aplicativo do Paypal para pagamentos digitais entre pessoas nos Estados Unidos.
Isso pode afetar a integração do PayPal com as criptomoedas?
Pouco foi revelado sobre a investigação. Claro, esse tipo de informação não costuma ser divulgado antes das conclusões do procedimento. Tudo o que sabemos é que a agência de desconfia de que transferências e arrecadações não autorizadas podem ter sido realizadas através do Venmo.
Não parece ser só coincidência o pedido de investigação do órgão regulador vir alguns meses após o PayPal anunciar o uso do aplicativo para facilitar a compra e venda de criptomoedas.
Por si só a investigação não parece ameaçar a possibilidade de que o Venmon seja utilizado para os planos do PayPal. Mas é bem possível que a investigação enfraqueça o interesse daqueles que buscam nas criptomoedas uma solução menos regulamentada e controlada.
Além disso, esse pode ser mais um sinal de que a entidade governamental possa estar tentando encontrar maneiras de fiscalizar as transações realizadas no aplicativo e se é possível manter elas sob controle, mesmo quando as criptomoedas passarem a ser usadas.
Enquanto muita dessas preocupações podem ser consideradas exageradas e, de fato, a investigação pode não ter nenhuma ligação com o uso das moedas digitais pelo PayPal, com o aumento interesse no criptomercado, virá mais tentativas de controle.
A regulamentação governamental é um risco para o Bitcoin?
Quando o governo parece demonstrar muito interesse por soluções que envolvem o mercado de criptomoedas, muitos acabam se preocupando com o possível controle. Essa é uma opinião compartilhada até mesmo pelo professor de Harvard, Kenneth Rogoff, que acredita que a regulamentação governamental é um risco até mesmo para o Bitcoin.
“Eu acho que os governos não vão permitir transações pseudoanônimas em uma larga escala. A regulamentação vai chegar, o governo vai vencer. Não importa qual é a tecnologia.”
Por enquanto resta esperar para sabermos até onde a investigação vai e quais serão suas implicações no futuro do PayPal. No entanto, vale lembrar que os ativos digitais se manterão fortes, com ou sem intermediários.