Elon Musk deu um valioso ensinamento para os iniciantes em Bitcoin ao criticar uma carteira de criptomoedas. De acordo com o CEO da Tesla, como a carteira não fornece as chaves privadas ao usuário, ela seria “uma merda”.
Entre os fãs do Bitcoin, um lema comum nos últimos anos é o “Not your Keys, Not Your Coins“. Cunhado por Andreas Antonopoulos, significa que quem não tem a chave privada do Bitcoin, não é o verdadeiro dono da moeda.
Até por isso, deixar criptomoedas em corretoras é um problema para muitos investidores. Isso porque, como são pontos de falha centrais, estão suscetíveis a ataques hackers.
Ou seja, é importante guardar o Bitcoin em um local seguro, usando carteiras de confiança para isso.
Elon Musk ataca carteira de Bitcoin que não fornece chave privada para usuários
Nos últimos dias, Elon Musk compartilhou pelo Twitter muitos memes da criptomoeda Dogecoin. Desse modo, a moeda passou por um momento de extrema valorização em corretoras de criptomoedas.
Aproveitando o momento, a carteira FreeWallet citou Elon Musk em uma publicação no dia 8 de fevereiro, também com memes da Dogecoin. Segundo a carteira, que afirma fazer a custódia de mais de 100 criptomoedas, o local é seguro para guardar moedas.
No entanto, Elon Musk tomou ciência da citação na manhã desta quarta-feira (10) e reagiu. De acordo com ele, como a FreeWallet não fornece a chave privada para seus usuários, o aplicativo é uma merda.
Elon Musk ainda compartilhou um fundamento importante sobre o Bitcoin com seus seguidores. Segundo o CEO da Tesla e SpaceX, qualquer carteira de Bitcoin que não forneça a chave privada, deve ser evitada pela comunidade.
Musk, que nas últimas semanas se posicionou como um apoiador do Bitcoin, reforça um importante ponto de segurança da comunidade.
Como saber quando uma carteira de Bitcoin é segura então?
Como Elon Musk bem disse, carteiras de Bitcoin devem fornecer as chaves privadas da moeda para seus usuários. Esse pode ser o primeiro ponto de atenção para pessoas que buscam guardar suas moedas em um local seguro.
Além disso, é importante estar ligado nas comunidades de Bitcoin, que costumam acompanhar o desenvolvimento das carteiras de perto.
Hoje, existem muitos modelos de carteiras de Bitcoin, com armazenamento online (hot) ou offline. As carteiras offline (cold) como, por exemplo, hardware, paper e steel wallets, costumam ser mais seguras.
Já as carteiras hot wallets, apesar de serem seguras, como aquelas para celular, oferecem mais riscos quanto a custódia das moedas. De qualquer forma, a chave privada é o que garante acesso ao Bitcoin, sendo fundamental guardar essa informação em um local seguro.
As carteiras mais seguras costumam ser recomendadas no site oficial do Bitcoin, ou seja, aquelas listadas por lá, devem ser as primeiras a ser consideradas por novos usuários.
Manter as carteiras de Bitcoin sempre atualizadas também é fundamental. Dessa forma, é importante acompanhar as redes sociais da carteira escolhida, para acompanhar o desenvolvimento do projeto.