De acordo com a Bloomberg, a maior corretora de criptomoedas do mundo está sendo investigada pela Comissão de Negociação de Contratos Futuros e Comoddities dos EUA (CFTC).
Segundo o artigo, a agência reguladora está investigando se a Binance possibilitou que cidadãos dos EUA pudessem atuar no mercado de contratos futuros na plataforma, mesmo sem o registro necessário. As informações vieram de fontes não identificadas pela Bloomberg, que disseram estar familiarizadas com o assunto.
A suspeita já “ronda” a Binance há um tempo e, apesar de atuar no mercado dos EUA através da Binance US, que não oferece certos serviços, os órgãos reguladores sempre pareceram desconfiar que a Binance não realizava os mecanismos necessários de KYC para clientes dos EUA, tecnicamente oferecendo um serviço que não são permitidos no país.
A Forbes também afirmou que a Binance poderia estar sendo investigada pelo FBI por motivos semelhantes e por ter usado a Binance US como fachada.
Caso o rumor seja confirmado, esse é mais um sinal de que os reguladores estão de olho no avanço da corretora.
A Binance se recusou a comentar o assunto, dizendo que não fala sobre as suas relações e comunicação com agências governamentais.
“Nós temos uma aproximação colaborativa ao trabalhar com reguladores em todo o mundo e nós levamos nossas obrigações com compliance muito a sério.”, disse a Binance.
A CFTC se recusou a comentar o assunto quando foi procurada pela Bloomberg.
CEO da Binance fala em FUD
A Bloomberg não declarou quais são suas fontes e nenhum comunicado da CFTC foi realizado. Assim, o CEO da corretora afirmou que a notícia não passa de FUD (notícia feita para causar medo e incerteza no mercado).
“Não é um mercado de touros sem um pouco de FUD. Ignore o FUD, continue construindo.”
It’s not a bull market without some FUD.
Ignore FUD, keep BUIDLing.
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) March 12, 2021
Sem comentários oficiais dos lados envolvidos é difícil saber se a história realmente tem algum fundo de verdade ou não. Mas vale ressaltar que recentemente a Binance anunciou reforços de peso para o seu time regulatório, justamente para tentar se adequar ainda melhor às regulamentações dos EUA.