NatWest, um banco do Reino Unido, anunciou esta semana que não quer relação com empresas que aceitem pagamentos em Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda, classificando os ativos digitais como de “alto risco”.
O banco está adotando uma “abordagem cautelosa” em relação às criptomoedas e monitorará de perto qualquer mudança de tom do regulador do Reino Unido, que alertou recentemente que os investidores podem ‘perder tudo’ ao comprar criptomoedas.
O banco segue a postura do HSBC, que recentemente afirmou que não permitirá que seus clientes comprem ações de empresas associadas com criptomoedas, como a Coinbase ou MicroStrategy.
O sentimento de ambos os bancos é que as criptomoedas representam sérios riscos e, portanto, justificam uma abordagem cautelosa, embora eles afirmem que essa postura pode mudar quando a regulamentação evoluir.
“Não temos interesse em lidar com os clientes cujo negócio é respaldado por criptomoedas […]”, disse um representante do banco durante um evento online para acionistas.
“Consideramos as criptomoedas de alto risco e estamos adotando, por isso, uma abordagem cautelosa. É uma área em que a regulamentação está em evolução e, obviamente, responderemos a isso conforme as coisas mudam”, acrescentou.
Recusar clientes
O banco também disse que vai conduzir investigações para qualquer cliente que se envolva com criptomoedas, já que os ativos digitais “estão relacionadas com lavagem de dinheiro e negociações no mercado negro.”
O movimento do banco o coloca contra a tendência no setor financeiro, que é cada vez mais vê as criptomoedas como potencialmente o futuro da economia.
A decisão também significa que o banco pode ter que recusar grandes empresas como clientes, como por exemplo a Tesla, WeWork e várias outras que estão aceitando pagamentos por seus serviços e produtos em criptomoedas.
O banco, portanto, vai na contramão de outros grandes bancos, como o JPMorgan, Goldman Sachs, Citi, BNY Mellon e outros, que adoram postura pró-criptomoedas.
A decisão do banco ecoa um alerta feito pelo cão de guarda financeiro do país, a Financial Conduct Authority (FCA), que afirmou que “os investidores de criptomoedas estão assumindo grandes riscos financeiros”.
Banco teme perder mercado para o Bitcoin
O banco Natwest está envolvido em diversas polêmicas ao longo da história, ele foi um dos primeiros do Reino Unido a introduzir cobrança de taxas de juros negativas contra seus clientes.
Muitos defensores das criptomoedas podem afirmar que ele é um bom exemplo do motivo de o Bitcoin ter sido criado.
Ao que parece, o banco teme perder uma fatia do mercado para as moedas digitais.