A criptomoeda NEO é uma das poucas chinesas que possue permissão para funcionar e operar no país com pesquisas, mas encontrou um bug muito perigoso para sua blockchain.
A NEO possui uma proposta semelhante a da Ethereum, com a criação de dApps e também de Smart Contracts, sendo considerada por muitos na comunidade como a “Ethereum Chinesa”.
No momento da escrita desta, a mesma ainda se encontrava no TOP 20 do mercado, ocupando a posição 18 e sem grandes perdas comparado ao todo.
A respeito do Bug encontrado na sua rede, a chinesa Tencent Security Labs foi a empresa responsável por realizar o apontamento da falha.
O erro está no momento que um usuário configura um Nó da rede com as configurações de forma padrão, isso faz com que seja aberto um canal para que hackers cientes da falha explorem de forma remota a porta e saia carregando as criptomoedas do usuário.
Isso é um sério problema para um projeto que está no TOP 20 do mercado, de forma que tokens criados na NEO também possam ser roubados.
O bug já possui uma versão de correção, que é a atualização para a versão mais recente do cliente NEO-CLI. As medidas de segurança devem ser implementadas também por empresas que rodam dApps na rede, como NEOGAS e Red Pulse entre as mais famosas.
A empresa que alertou para o risco fez um alerta geral para usuários da NEO e para os desenvolvedores do projeto, de forma a resolver com a comunidade o caso o mais rápido possível para evitar maiores danos, principalmente agora que o caso foi exposto.
A comunidade teme que isso pode atrasar o Roadmap do projeto, e principalmente impactar o volume de negociação do ativo que diariamente em média supera U$ 100 milhões negociados nas exchanges.
Recentemente a Kaspersky Labs também relatou falhas aos usuários que realizam downloads de programas piratas, de forma que os mesmos estão sucetíveis a ataques de mineradores de criptomoedas.
O mercado das criptomoedas é novo, possui ainda um longo caminho na resolução de brechas de segurança e implementação de criptografia forte, e nesse sentido falhas ocorrem e devem ser corrigidas o mais rápido possível.
Fonte: bitcoinnews