A Allianz poderá desenvolver sua própria criptomoeda em breve. A empresa responsável por produtos financeiros relacionados à seguros será a primeira do setor a investir em um ativo digital. Dessa forma, a Allianz entra para o hall de grandes empresas que estão apostando no mercado de criptomoedas.
Grandes empresas anunciaram recentemente o envolvimento com projetos de criptomoedas próprias. Esse investimento permite que empresas como a Allianz desenvolva seu próprio projeto enquanto o mercado ainda não expandiu globalmente.
Além da seguradora alemã, outras empresas trabalham em sua criptomoeda própria, como o Facebook, por exemplo. A grande adesão do mercado de criptomoedas por grandes empresas revelam que nomes de peso podem chegar até o setor. Telegram, JP Morgan, Walmart e outras empresas também já trabalham em sua criptomoeda própria. O grande interesse dessas empresas mostra que uma grande adesão ao mercado de criptomoedas deve acontecer.
Allianz será primeira seguradora a ter sua própria criptomoeda
Com a expansão do mercado de criptomoedas, empresas de outros setores buscam ganhar notoriedade ao lançar uma criptomoeda. Na maioria dos casos, essas empresas apostam em um tipo de criptomoeda específico: a stablecoin.
Stablecoins permitem que sua cotação tenha menos ou quase nenhuma volatilidade ao ter seu preço atrelado a outro ativo. Com preços mais estabilizados, empresas como a Allianz buscam os benefícios da tecnologia blockchain sem abrir mão da estabilidade. Além de oferecer mais rapidez e um menor custo operacional, a tecnologia blockchain significa mais transparência para os negócios da Allianz.
Seguradora alemã está presente em 200 países
Presente em mais de 200 países, a Allianz poderá lançar uma criptomoeda para seu próprio ecossistema. Com milhões de clientes, a empresa líder em seguros em vários países pretende lançar o token Allianz voltado para pagamentos de seguros.
Enquanto o Facebook busca criar uma criptomoeda para adoção global, a Allianz trabalha em um projeto voltado para seu público interno. A grande diferença entre a Libra do Facebook e o projeto da Allianz delimita os objetivos de cada criptomoeda.
O Facebook desenvolve um projeto que poderá ser lastreado em várias moedas fiduciárias, como o dólar norte-americano. Por outro lado, o projeto da Allianz pode atender somente a plataforma da seguradora.
Transações relacionadas a criptomoeda da Allianz deverão ser testadas em breve pela primeira vez dentro do novo sistema criado pela seguradora alemã. Sendo assim, a stablecoin estaria em fase avançada de desenvolvimento, e um teste inicial com a criptomoeda já teria sido realizado sem envolver transações.