Uma plataforma brasileira de leasing de criptomoedas registrou na última quinta-feira (9), um grande prejuízo para seus clientes. O movimento ruim que derruba a plataforma teria relação com a recente alta de preços da Dogecoin (DOGE).
Chamada de 4Stake, a plataforma dá suporte ao depósito de Bitcoin e Dogecoin. Dessa forma, os clientes podem enviar criptomoedas para participar do chamado Masternode Compartilhado.
A técnica permite que interessados em fazer parte de masternodes de criptomoedas possam, com participações mínimas, entrar nesse mercado. Para isso, as criptomoedas são emprestadas para a 4Stake, que compra os masternodes e repassa uma porcentagem dos ganhos aos clientes. O prejuízo, entretanto, também pode ser compartilhado.
Alta da Dogecoin derruba plataforma de leasing de criptomoedas brasileira
O mercado de criptomoedas envolve altos riscos quanto às suas operações. Como uma tecnologia nova, muitos acreditam que é fácil entrar e lucrar sem estudos, seja em trades ou demais técnicas por aí.
De fato, nos últimos anos muitos se aproximaram do mercado querendo lucrar, e uma das opções são os masternodes. Criptomoedas famosas, como a Dash, por exemplo, possuem masternodes, que é uma forma de gerar moedas e garantir a segurança da rede.
Contudo, para obter um masternode da Dash hoje, é necessário 1000 DASHs, ou seja, R$ 379 mil. Pensando em ajudar os interessados em fazer parte de masternodes que não dispõe do capital necessário, surgiu a ideia do masternode compartilhado, pela 4Stake. No FAQ da 4Stake, a informação sobre o serviço é que com 1% da quantia necessária para abertura de um masternode, um usuário já participa dos lucros.
“Basicamente é um serviço que possibilita você investir em um masternode e receber suas recompensas sem possuir a quantidade mínima necessária. No caso da 4stake.com, com apenas 1% do valor total necessário você já pode participar na abertura de um Masternode Compartilhado”
Entretanto, este serviço não deixa de oferecer riscos aos seus usuários, que podem levar a perdas de investimentos. Com lucros modestos, a plataforma assustou seus investidores na última quinta (9), ao registrar um prejuízo de quase 80%.
Fundador afirma estar em busca por solução, mas pensou em encerrar projeto
Em um grupo no Telegram da 4Stake, Elquer Carlos, o fundador da plataforma, enviou um comunicado aos clientes. No comunicado, foi informado que o resultado negativo não era esperado, e foi o maior já registrado na plataforma desde seu lançamento.
Além disso, o sistema passará por análise após o prejuízo de 77%, decorrente de um saque em massa dos clientes. Como a plataforma aceita Dogecoin como depósito, e a moeda praticamente dobrou de valor nos últimos dias, os clientes correram para sacar seus fundos e vender no mercado.
Ao registrar uma maior busca por saques, o sistema registrou prejuízos, e os clientes se revoltaram. Em conversa no grupo dos clientes, o fundador da 4Stake, Elquer Carlos, afirmou que pensou em encerrar a plataforma, pois o que ocorreu é inadmissível.
Até o fechamento dessa matéria, os problemas ainda afligiam vários clientes. Alguns, em grupos de conversa relacionados com 4Stake, lamentaram os prejuízos, que podem ter atrapalhado até seus planos de investimentos. Em uma conversa encaminhada à reportagem pelo WhatsApp, um cliente não identificado afirma que perdeu o dinheiro que seria usado para comprar um veículo.
Complicado, botei o dinheiro que iria dar de entrada no meu carrinho pra trabalhar, contando um risco de perder mais ou menos 10-15%, baseado em resultados anteriores da 4stake… Perdi quase tudo e voltarei pro busão agora rs, Ganhei 1,80 USD, pois fiquei só 5 dias na 4stake e perdi 119 mil doges (tinha 160 mil) … Que estavam quase 600 USD… Triste
Comunicado afirma que estão sendo analisadas todas as opções para resolver problema
O Livecoins procurou o fundador da 4Stake para entender melhor o caso e o que está sendo feito para solucioná-lo. Até o fechamento, ainda não havíamos recebido retorno, mas o espaço fica aberto para manifestação.
Confira o comunicado público da 4Stake, na íntegra abaixo: