Pelo menos duas criptomoedas alternativas, que seguem acumulando alta nos mercados, podem ser as responsáveis pela derrocada no preço do Bitcoin. Nas últimas 24 horas, por exemplo, o Bitcoin já perdeu mais de 4% de seu valor.
A desvalorização de curto prazo do Bitcoin começou a ser percebida pelos investidores que analisavam a dominância da moeda no mercado. Essa métrica é responsável por indicar quanto do criptomercado pertence a cada criptomoeda.
No caso do Bitcoin, a dominância vinha registrando alta nos últimos meses, com ampla adoção institucional à tecnologia. No entanto, nas últimas semanas o índice começou a despencar, com outras criptomoedas ganhando espaço entre investidores.
Mercado vê alta de criptomoedas alternativas derrubando o preço do Bitcoin
O preço do Bitcoin é definido pelos próprios investidores do mercado, dessa forma, com uma grande adoção por empresas, o Bitcoin acabou se valorizando extremamente no final de 2020 e início de 2021.
Com a alta no preço do Bitcoin, a moeda chegou a ser a mais dominante do mercado. No início de março de 2021, por exemplo, o Bitcoin chegou a registrar 69% de dominância, deixando pouco espaço para altcoins.
No entanto, passados alguns meses, a dominância do Bitcoin caiu para 44%. Esse cenário mostra que alguns investidores passaram a observar com carinho alguns projetos de criptomoedas alternativas.
O cenário, inclusive, pode ser uma das explicações para a queda no preço do Bitcoin hoje, que já é de 4,36% nas últimas 24 horas. Apesar da queda de curto prazo, o Bitcoin valorizou 3,28% nos últimos sete dias.
Quem são os principais culpados pela queda do Bitcoin?
Pelo menos duas criptomoedas poderiam ser apontadas como as principais culpadas pela queda do Bitcoin hoje: Ethereum e Dogecoin. Ambas criptomoedas com grande valor de mercado que têm sido buscadas nas últimas semanas por muitos investidores.
No caso do Ethereum, a moeda rompeu por várias vezes sua alta histórica nos últimos dias. Com isso, o criador da Ethereum, Vitalik Buterin, acabou por se tornar mais um bilionário das criptomoedas.
Nas últimas 24 horas. enquanto o Bitcoin cai quase 5%, o Ethereum sobe 9,70%, chegando a valer US$ 3.487,00 em algumas corretoras. A alta da Ethereum é a maior de todos os tempos, com investidores observando a entrada de empresas nesse ambiente também.
Outra criptomoeda culpada, a Dogecoin, sobe impulsionada com a ajuda de Elon Musk. Um dos homens mais ricos do mundo prometeu apresentar um programa como “Pai da Doge“, levando a comunidade da moeda a extrema felicidade.
Apenas este fato já movimentou o mercado em torno da Dogecoin, que ganhou novos pares em corretoras e novas funcionalidades. Nesta terça-feira (4), por exemplo, a Dogecoin passou a ser a quarta criptomoeda mais valiosa do mundo, com uma alta de 35% nas últimas 24 horas.
O preço da Doge chegou também acima de US$ 0,50, pela primeira vez em sua história. A criptomoeda meme ganhou até uma brincadeira associada ao rapper 50 Cent pela Binance, uma das maiores corretoras do mundo.
1 $DOGE = $0.50 #dogecoin pic.twitter.com/Ii6HRXcIP9
— Binance (@binance) May 4, 2021
As criptomoedas alternativas, como os exemplos acima, continuam pegando um pedaço do mercado do Bitcoin no curto período, apesar da moeda ainda ser a preferida dos investidores de longo prazo.